Vera Cordeiro é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada em Clínica Geral em 1975. De 1978 a 1998, trabalhou no Hospital da Lagoa, Rio de Janeiro, criando em 1979 o Departamento de Psicossomática.
Há mais de 30 anos, quando promoveu a rifa de um lençol para custear tratamentos de pacientes do Hospital da Lagoa, a médica Vera Cordeiro dava a largada em uma jornada que se transformaria em uma das ONGs mais respeitadas do mundo. A médica enxergou muito além da medicina. Viu que a história familiar de um paciente, bem como suas condições de moradia, renda, educação, saúde e cidadania eram problemas a serem enfrentados para curar uma doença. Para Vera, o ato médico não se completaria sem contemplar as dificuldades que o paciente ou sua família enfrentavam.
Em 1991, fundou o Instituto Dara, organização social que utiliza uma metodologia pioneira que promove o desenvolvimento humano e bem-estar de famílias em situação de vulnerabilidade social, com resultados de longo prazo, comprovados por pesquisadores da Georgetown University em 2013. Dara foi eleita pela entidade Suíça NGO Advisor a 21ª melhor do mundo e a melhor organização social da América Latina em 2019 considerando critérios de impacto, inovação e sustentabilidade.
Fellow da Ashoka, líder da Avina, Empreendedora Social da Schwab Foundation e da Skoll Foundation. Membro do Conselho Mundial da Ashoka e membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. De 2005 a 2011 foi membro do conselho do PATH: A Catalyst for Global Health.
Em comemoração aos 30 anos da ONG, lançou o livro “A Cobertura do Mundo — Instituto Dara: Transformando Corações e Mentes”.
Temas de Palestras:
- Saúde;
- A Saúde Social;
- Saúde: um direito de todos;
- Qualidade de Vida;
- Vulnerabilidade social;
- Motivação;
- Superação de Desafios / Mudanças;