Ricardo Lima
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​Ricardo Lima, referência nacional em Social Selling e na gestão de Key Accounts no Brasil, com destaque por sua atuação na SAP Brasil. Reconhecido como líder mundial em Social Selling, alcançou o 1º lugar no LinkedIn entre mais de 10 mil profissionais da multinacional SAP. Seu perfil está entre os top 1% mais visualizados no setor de tecnologia no Brasil.​

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Ricardo Lima

Ricardo Lima, referência nacional em Social Selling e na gestão de Key Accounts no Brasil, com destaque por sua atuação na SAP Brasil. Reconhecido como líder mundial em Social Selling, alcançou o 1º lugar no LinkedIn entre mais de 10 mil profissionais da multinacional SAP. Seu perfil está entre os top 1% mais visualizados no setor de tecnologia no Brasil.

Com mais de 10 anos de experiência na área comercial, Ricardo atuou em empresas como Microsiga, Datasul, TOTVS, SAP, Pelissari e Cast Group. Atualmente, é executivo no Cast IT Group, instrutor do curso "LinkedIn para Vendas" do Instituto de Especialização em Vendas (IEV), fundador da VendaSociais e idealizador do primeiro software 100% nacional para gestão de Social Selling. Além disso, é autor de dois livros, incluindo a primeira obra sobre Vendas Sociais no Brasil.

Ricardo também participa de projetos nacionais voltados à implantação de Social Selling, como o programa Digital Motion da SAP, que visa expandir essa estratégia entre os parceiros da empresa no Brasil. Ele é o Digital Sales Leader do projeto "Digital-Mente", que capacita equipes de vendas do Cast IT Group em todo o país.

Sua trajetória o posiciona como uma das principais autoridades em Social Selling e vendas B2B no mercado.

Temas de Palestras

Social Selling na Prática: Como Vender em um Mundo Digital

  • O que é Social Selling e por que ele transforma a maneira de vender

  • Como construir autoridade digital no LinkedIn

  • Estratégias para engajar decisores e influenciadores

  • Ferramentas e métricas essenciais

  • Cases de sucesso e aprendizados com a SAP Brasil

A Nova Era da Venda Consultiva: Da Abordagem Tradicional ao Vendedor Digital

  • O fim da venda tradicional e o surgimento do vendedor híbrido

  • Entendendo a jornada digital do cliente B2B

  • Como usar conteúdo para criar conexão e confiança

  • Integração entre vendas, marketing e tecnologia

  • O papel do social seller na era da inteligência artificial

Key Account Management de Alta Performance

  • O que realmente significa gerir contas estratégicas

  • O ciclo de vida de um Key Account

  • Mapeamento de stakeholders e plano de ação por conta

  • Como utilizar dados e insights para maximizar resultados

  • Exemplos práticos aplicados no contexto da SAP e Cast Group

Transformação Digital em Vendas: Da Cultura à Execução

  • Por que a transformação digital começa com as pessoas

  • Cultura digital vs. ferramentas digitais

  • Como liderar times de vendas no ambiente digital

  • KPIs e indicadores para medir maturidade digital comercial

  • O case Digital-Mente e lições aplicáveis a qualquer empresa

LinkedIn para Vendas B2B: Técnicas Avançadas

  • Como transformar seu LinkedIn em uma máquina de prospecção

  • Técnicas de abordagem e follow-up via social

  • Segmentação de contas e criação de listas inteligentes

  • O que postar para atrair decisores

  • Automação com inteligência (sem perder o toque humano)

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     AT 04-25


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