Fabrício Carpinejar tem várias frentes: escritor premiado, jornalista com larga experiência em programas em rádio e televisão, ator interpretando suas crônicas, influenciador digital com seis milhões de seguidores nas redes sociais, palestrante requisitado no mundo corporativo e professor de Estética no Pós-Graduação da PUC-RS.
O comunicador escreve crônicas diárias para o jornal Zero Hora (RS), semanal para o jornal O Tempo (MG) e é comentarista da Rádio Gaúcha (RS).
Caracterizado por Luis Fernando Verissimo como "usina de lirismo" ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr ("Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora"), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões.
Com 51 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país.
Suas obras transitam entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens.
Seu novo livro, "Manual do Luto"(Grupo Editorial Record), um conjunto de reflexões aprofundadas sobre a saudade e a despedida, já se encontra na quinta edição em nove meses desde o seu lançamento. A circulação da obra já soma mais de 24 mil exemplares.
A obra "Cuide Dos Seus Pais Antes Que Seja Tarde” (2018) figurou entre os mais vendidos no país na categoria Não Ficção, de acordo com a lista da revista Veja e foi tema do TEDx Fortaleza de 2019.
Com seu estilo eloquente e sensível, Carpinejar cativa a plateia ao compartilhar experiências genuínas sobre a paternidade e os laços familiares. Seus relatos tocantes e repletos de humor são capazes de emocionar pais de todas as idades, ao mesmo tempo em que oferecem reflexões profundas sobre o significado de ser pai nos tempos atuais. Com uma abordagem cativante, repleta de sabedoria e empatia, Carpinejar certamente fará dessa data especial um momento inesquecível de aprendizado, celebração e reconexão familiar.
O poeta também é famoso nas redes sociais por postar pequenos pensamentos escritos em guardanapos, que compartilha diariamente com seus seguidores.
Durante dez anos, de 2001 a 2011, trabalhou na Unisinos, onde foi professor e coordenador de curso e idealizou as graduações de Formação de Produtores e Agentes Literários e Formação de Produtores e Músicos de Rock.
Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet.
No RS, tem o título de colunista mais amado e mais lembrado pelos leitores em pesquisa Top of Mind 2021 e 2022, da revista Amanhã. E também, pelo mesmo censo, foi eleito o Influenciador Digital mais destacado em 2022. Assumiu o patronato da Feira do Livro de Porto Alegre em 2021.
É uma das figuras mais solicitadas por empresas no país para falar sobre empatia e criatividade em ambientes de crise e adversidade. Entre as beneficiadas: Sicredi, BDMG, Bancoob, Itaú, Bradesco, TRT de mais de cinco estados, Grupo Santander, Banrisul, Sebrae, Senac, Petrobrás, Nacional Gás, Boticário, Unimed, Ajuris, Ministério Público do RS, Receita Federal, Tribunal de Justiça do RS, Defensoria Pública do RS, Natura, Conarec, Simers, Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outros.
Já participou como palestrante de todas grandes feiras e festivais literários do país, como Fronteiras do Pensamento, Jornada Literária de Passo Fundo e Festival Internacional de Paraty (RJ).
Temas de Palestra:
- Relacionamentos interpessoais;
- Qualidade de vida;
- Superação de Desafios;
- Stand Up;
- Paternidade;