Wellington Vitorino
...

Wellington Vitorino

Rio de Janeiro/RJ

Home

Wellington Vitorino é fundador do Instituto Four, organização responsável pelo ProLíder, o maior programa de desenvolvimento de lideranças jovens do Brasil, que contou com um processo seletivo de quase 9.500 inscritos em 2019. Aos 26 anos, Wellington já acumula uma trajetória de destaque como empreendedor, iniciada na infância.

Compartilhar:

Wellington Vitorino

Wellington Vitorino é fundador do Instituto Four, organização responsável pelo ProLíder, o maior programa de desenvolvimento de lideranças jovens do Brasil, que contou com um processo seletivo de quase 9.500 inscritos em 2019. Aos 26 anos, Wellington já acumula uma trajetória de destaque como empreendedor, iniciada na infância.

Aos 12 anos, fundou sua primeira empresa, uma pequena fábrica de doces, e trabalhou por três anos como vendedor de picolés em um batalhão da polícia militar. Aluno da rede pública de ensino, conquistou uma bolsa para cursar o 3º ano do ensino médio em uma escola particular. Determinado a melhorar sua redação, escrevia semanalmente e, como resultado desse esforço, obteve nota máxima na redação do Enem.

Para dominar outros idiomas e realizar o sonho de viajar ao exterior, conseguiu apoio de instituições como a Embaixada Americana, Escola Parque da Gávea, Casa de Espanha e Oxford English Centre. Foi bolsista da Fundação Estudar para graduação no Brasil e formou-se em Administração de Empresas pelo Ibmec/RJ.

No Instituto Four, lidera a formação de mais de 100 talentos voltados para a transformação do Brasil, seja no meio público e político, seja no empreendedorismo. Também idealizou o Four Summit, um dos maiores eventos de debates sobre o futuro do Brasil.

Wellington tem experiência corporativa, tendo atuado na Stone S.A., um dos unicórnios brasileiros, onde liderou o primeiro projeto de educação corporativa da empresa. Ele também é fellow do Programa de Jovens Talentos da Fundação Arymax, do Grupo Suzano, e membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann, criada por Jorge Paulo Lemann para apoiar líderes que solucionam grandes problemas nacionais.

Sua trajetória foi relatada no capítulo 9 do livro Cultura de Excelência, da Fundação Estudar, escrito por David Cohen. Atualmente, Wellington é Diretor Executivo do Instituto Four e Conselheiro de Administração da Confederação Brasileira de Vela.

Em novembro de 2019, foi convidado a palestrar na Universidade de Harvard, um marco que reforça seu impacto no desenvolvimento de lideranças. Em 2020, recebeu o reconhecimento da revista Forbes, sendo eleito um dos "Forbes Under 30" na categoria Terceiro Setor e Impacto Social, consolidando-se como um dos jovens líderes mais influentes do Brasil.

Temas de Palestra

No Brasil que eu quero viver
 ● 
Wellington conta a sua história de vida e os aprendizados, buscando conexões com o perfil do público, buscando gerar empatia. Essa história de determinação começa ainda quando pequeno, sempre conseguindo dar a volta por cima dos desafios de sua vida. Ele detalha isso fazendo diversas ligações com o dia-a-dia e o mundo empresarial e a forma que desenvolveu para sempre criar as suas oportunidades e com isso mudar sua história de vida e quebrar o ciclo de pobreza de sua família. Wellington fala, entre outras coisas, sobre sua experiência como jovem empreendedor, abordando tópicos como liderança, educação, sonho, risco, mobilização, foco e senso de comunidade e como conseguiu fundar o maior programação de formação do Brasil, com os maiores empresários, executivos, intelectuais e organizações do Brasil.

Diversidade, Equidade,Inclusão e ESG de Verdade
 ● A história de Wellington passa pela criação do maior programa de formação de lideranças do Brasil. Nessa jornada, Wellington viajou quase todos os Estados do Brasil para atrair jovens com diversidade para o ProLíder. Hoje, o programa é um dos mais diversos do Brasil, com mais de 50% de mulheres e aproximadamente 45% de pessoas pretas, pardas e indígenas. Nesta palestra, Wellington separa o joio do trigo em termos de diversidade, equidade e inclusão e práticas verdadeiras para atingir suas metas nessas áreas. Mais do que isso, como motivar a sua equipe a pensar de maneira diversa e entender este movimento como algo que venha a agregar. Seus aprendizados práticos se misturam com os aprendizados sobre o tema no melhor MBA do mundo, que ele traz para a palestra. Diversidade e inclusão de gênero, raça/cor, classe, orientação sexual e idade são seus tópicos de especialidade.

-Diferenças entre diversidade, equidade e inclusão.
-Como trabalhar esg e esses tópicos na prática.
-Aprendizados práticos e teóricos.
-Como abordar gênero e raça nas ações de diversidade.
-Desafios intergeracionais.


 

 

AT 01-25


Wellington Vitorino

Vídeos

Brasileiro de origem pobre faz história ao ser aceito no MIT
Brasileiro de origem pobre faz história ao ser aceito no MIT
É hora de renovar os nossos líderes
É hora de renovar os nossos líderes
Mande-nos uma Mensagem