Waldez Ludwig

Rio de Janeiro/RJ


Waldez Ludwig

Waldez Luiz Ludwig é professor, consultor em gestão empresarial e palestrante. É formado em Psicologia pela Universidade de Brasília e em Teatro pela Fundação Brasileira de Teatro. Trabalhou como Analista de Sistemas durante vinte anos para órgãos e empresas públicas e privadas.




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Waldez Luiz Ludwig é Professor, consultor em gestão empresarial e palestrante. Participou em mais de 2.500 eventos como professor, consultor ou palestrante nos últimos 26 anos.
Mais de 990.000 pessoas já o assistiram ao vivo.

Consultor independente há mais de duas décadas, dedica-se à pesquisa da vanguarda em cenários e tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, cenários futuros da transformação empresarial, novos paradigmas tecnológicos, melhoria da qualidade e da produtividade, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade e inovação e desenvolvimento do capital intelectual.

Formado em Psicologia pela Universidade de Brasília e em Teatro pela Fundação Brasileira de Teatro. Trabalhou como Analista de Sistemas durante vinte anos para órgãos e empresas públicas e privadas.

Temas das Palestras:

Estratégia e Gestão:

- A gestão contemporânea das organizações;
- Principais fatores da competitividade: estratégia, excelência, inovação e talento;
- A empresa orgânica (não faz mal à saúde);
- A empresa bipolar (manter e mudar tudo ao mesmo tempo);
- A empresa varilux (multi-focal);
- A empresa bacana (responsabilidade social) e a gestão colaborativa;
- Estratégia é substantivo feminino: planejamento, visão, intuição e emoção;
- A estrutura de valor de uma organização baseada em talentos;
- A gestão do capital intelectual como diferencial competitivo;
- Capital humano, capital de mercado, capital de processos e capital inovador;
- A gestão da informação e do conhecimento;
- Aprendizagem como processo gerador de valor e a educação corporativa;
- Melhoria da produtividade: controle total das perdas e do desperdício;

Excelência e Qualidade:

- A excelência do modelo de gestão. A empresa inovativa;
- A evolução do conceito de qualidade;
- Além da satisfação do cliente: o sucesso do cliente;
- Além do sucesso do cliente: a fidelização do cliente;
- Além da fidelização: a evangelização do cliente;
- Além da evangelização: o respeito dos clientes;
- Colaborador é cliente. Fornecedor é cliente?;
- Qualidade de fato e qualidade percebida;
- A economia do espetáculo: um show de atendimento;
- A economia dos serviços: a atitude espetacular como diferencial;
- A aura dos serviços e o comprometimento com os detalhes;
- Todo serviço é temático: as quatro dimensões do serviço espetacular;

Inovação e Criatividade:

- Inovação, criatividade e imaginação. Singularidades do ser humano;
- Inovação de métodos, processos, serviços e... produtos;
- A diferença entre criatividade e inovação;
- Modelos de gestão da inovação;
- Inovação estratégica: a exploração do futuro;
- Mantendo uma cultura inovadora;
- Principais obstáculos a uma cultura inovadora;
- Criando um ambiente favorável à inovação;
- Inovação aberta (idéias podem vir de fora);

Talento e Perfil:

- As causas da transformação do trabalho e do emprego;
- As causas da transformação do perfil profissional;
- Todo trabalho pode ser inovador e deve ser artístico;
- O trabalho, o prazer e o ócio. O amor ao trabalho;
- Como orientar os jovens em relação ao mercado de trabalho?;
- A seleção de pessoas pelo talento;
- A definição de talento, competência e habilidade;
- Características do talento inovador;
- Desenvolvimento de "fortalezas" e gerenciamento das fraquezas;
- O empreendedor: características e atitudes;
- Valores da pessoa talentosa e características dos craques;
- Senso da urgência e competência essencial;
- A gestão de pessoas normalizada por resultados;
- Carreira baseada na autonomia da busca do conhecimento;
- Sistemas de avaliação da qualidade do trabalho;
- Quanto você vale no mercado?;
- Saúde, segurança, qualidade de vida e estilo de vida;
- Cinco dimensões para a qualidade de vida no trabalho;
- Prevenção do desperdício de talentos;
- Marketing pessoal para a carreira profissional;

Liderança e Equipes:

- A organização baseada em times (TBO).
- O trabalho em equipes: do desempenho individual para a realização coletiva.
- Características e qualidades de um grande time.
- Do corporativismo para o cooperativismo: a gestão é colaborativa.
- O perfil do líder contemporâneo. Crenças, valores e atitudes dos líderes.
- Gerentes preservam, líderes transformam.
- Transformando gerentes em líderes.
- Como liderar funções e pessoas inovadoras.

Cenário e Tendências

- O cenário disruptivo. A transformação da economia e da administração contemporânea.
- Conhecimentismo. O cenário econômico baseado no conhecimento, na Inovação e no talento.
- A 4a. Revolução. O ser humano no centro do processo. O neo-renascimento.
- A Informação como bem econômico e o conhecimento como recurso competitivo.
- A civilização digital. Os princípios da nova economia. Inteligência Artificial e Internet das Colsas.
- A globalização econômica e a mundialização cultural.
- A evolução e a transformação do mercado consumidor. Novas exigências.
- O novo consumidor: necessidades, desejos, prazer e personalização.

Ênfase em Segmentos ou Setores

- Tendências globals da gestão de Recursos Humanos;
- A transformação do varejo e o novo perfil do profissional de vendas;
- Estratégia, qualidade, Inovação e talento no serviço público;
- Estratégia, qualidade, Inovação e talento nas empresas públicas;
- Estratégia, qualidade, Inovação e talento nas instituições de educação;
- Estratégia, qualidade, Inovação e talento nas instituições de saúde;

 


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