Luiz Márcio Accioly Canuto, Iniciou no jornalismo em 1963 como repórter geral do no extinto Diário de Alagoas, em Maceió.
Conhecido na imprensa brasileira por Márcio Canuto, passou por vários veículos de comunicação em Alagoas: foi repórter de esportes e editor nos jornais Diário de Alagoas, Gazeta de Alagoas, JB Alagoas, Correio de Maceió e Jornal de Alagoas, onde neste chegou a ser o editor geral.
Na mídia eletrônica trabalhou como repórter e chefe de esportes nas Rádios Difusora e na Gazeta e foi diretor de jornalismo da TV Gazeta de Alagoas, todos veículos da capital alagoana; também atuou como correspondente de vários jornais do País como o paulistano JT, antes de começar a zelar para a Rede Globo.
Vale destacar que nas emissoras por onde passou sempre imprimiu a marca registrada de comunicador alegre, criativo, comunicativo, onde uma voz forte e o peculiar tom monumental de apresentar reportagens que o fez se destacar no cenário nacional e, durante a década de 90, despertou a atenção da Rede Globo para a qual já fazia participações especiais como repórter para os programas Globo Esporte, Esporte Espetacular, Fantástico e o Jornal Nacional.
Pouco tempo depois recebeu o convite para trabalhar na TV Globo de São Paulo.
No SPTV passou a desempenhar o jornalismo comunitário ao se autodenominar “fiscal do povo” e a visitar os bairros mais distantes da cidade para escutar as reclamações dos moradores e a mediar essas reivindicações entre a população e as autoridades públicas.
Durante essa atividade é comum fazer entradas ao vivo de bairros que são a notícia da hora. Entrevista os moradores sobre os problemas que afetam diretamente a vida dos paulistanos. Essas reportagens são, geralmente, atrações de repercussão no telejornalismo brasileiro.
O papel de destaque profissional de Canuto lhe rendeu vários prêmios ao longo da carreira. Ele foi tema de reportagens estaduais e nacionais e homenagens em sua terra natal. Recebeu a Medalha de Mérito da República Marechal Deodoro, concedida pelo Governo do Estado de Alagoas, pelo reconhecimento do povo alagoano por tudo o que fez em prol do jornalismo de Alagoas, Comenda Mário Guimarães da Câmara Municipal de Maceió e o título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo.
Após mais de duas décadas atuando como repórter para telejornais como o SP1, e coberturas durante o carnaval que ficaram marcadas pelo seu carisma e estilo popular Marcio Canuto anunciou a sua saída da Rede Globo para sua aposentadoria.
Tipos de Trabalho:
- Jornalistas
- Jornalistas - Esportivos
- Mestre de Cerimônias
- Mestre de Cerimônias Divertido
- Moderador de Debates