Daniela tem 36 anos, é brasileira, e mãe de dois meninos. Bióloga, com MBA em gestão de resíduos, foi a única Latino Americana na Expedição Pangea que, em 2012 atravessou o Oceano Pacífico em busca dos impactos negativos da poluição plástica no ecossistema marinho. Atuou como consultora ambiental e coordenadora na área de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, onde começou a desvendar a relevância de uma abordagem social para a gestão de resíduos nos países em desenvolvimento e iniciou sua jornada no surpreendente universo dos catadores de materiais recicláveis.
Em 2014 se juntou à equipe da TriCiclos, uma Empresa B Certificada que atua na transição do modelo linear de produção e consumo, com ferramentas sistêmicas para toda a cadeia de valor - onde ocupou o cargo de CEO pelos últimos 3 anos, e segue como sócia.
Em 2017, foi convidada a falar sobre suas paixões e a transformação da sua carreira no LiveTalks e, no ano seguinte, como palestrante do TEDx, em São Paulo. Membro da nova Economia para os Plásticos (NPEC - The Ellen MacArthur Foundation) e do comitê técnico do 'Roadmap to near zero Plastic Leakage in the Oceans 2040', uma parceria entre a Pew Charitable e a SystemiQ UK, durante 2019, foi voluntária da equipe do High Level Champion na Convenção das Nações Unidas para o Clima, participando das Climate Weeks em Salvador e Nova York e da COP25, em Madri, com papel de aumentar o engajamento do setor privado e da sociedade civil brasileiros ao #ActNow, a chamada global para ação climática.
Daniela é parte da Governança do Sistema B, onde atua como co-presidente do Conselho desde 2018, liderando a construção de um sistema econômico mais inclusivo, igualitário e regenerativo para todas as pessoas e o planeta.
Em 2020, tornou-se residente na House of Beautiful Business (HoBB) e foi convidada como tripulante de uma nova expedição com 300 mulheres ao redor do mundo, explorando o impacto da poluição plástica e tóxica nos Oceanos.
Durante a Pandemia do COVID19, tem envolvimento direto em alguns projetos, como o Fundo CoVida20, uma plataforma de financiamento para pequenas e médias empresas que já promovem impacto positivo, idealizada pelo Sistema B e o Capitalismo Consciente.
Palestras
- Introdução ao tema "Sustentabilidade", elevando o conhecimento dos colaboradores.
- Aproveitar a oportunidade para demonstrar a evolução da sustentabilidade sócioambiental "usual" praticada e ensinada nas empresas e a lógica de um novo olhar, até mesmo com uma releitura do conceito, alinhada às iniciativas que já estão em curso nas empresas. Podemos trazer cases interessantes e tendências inspiradoras, equívocos e perigos de 'greenwashing' e como o mundo está forçando esta mudança.
- Sustentabilidade: o que é e não é, como a percebemos, nos relacionamos, a responsabilidade dos negócios e para onde apontam as novas tendências.
- Agenda 2030, Sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Sustentabilidade e cidadania. E eu com isso? Um papo descontraído tangenciando temas de interesse da empresa/dos colaboradores (hábitos do dia a dia, em casa e no ambiente corporativo), ex.: embalagens e impacto dos plásticos nos Oceanos, crise climática, trabalho voluntário, diversidade e equidade racial.
- Sustentabilidade e Economia do Valor Compartilhado. A forte dominância do tema nas discussões financeiras no Mundo, a lógica de Governança para stakeholders e propósito de impacto positivo aplicados à visão de curto e longo prazos. (ESG,
Finanças de Impacto).
- Sustentabilidade e o mundo dos negócios: Empresas de Impacto Positivo. O case do Sistema B.
- Sustentabilidade e os temas sócio-ambientais após a Pandemia do Covid19 (?)