Rosaura Soligo
...

Rosaura Soligo

Catanduva/SP

Home

​Rosaura Soligo, educadora com formação em Psicologia e Pedagogia, além de ser mestre e doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da mesma universidade. É diretora da Rede Latino-Americana de Alfabetização – Núcleo Brasil e coordenadora de projetos na Abaporu Assessoria em Educação, colaborando com diversas secretarias de educação no país. ​

Compartilhar:

Rosaura Soligo

Rosaura Soligo, educadora com formação em Psicologia e Pedagogia, além de ser mestre e doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da mesma universidade. É diretora da Rede Latino-Americana de Alfabetização – Núcleo Brasil e coordenadora de projetos na Abaporu Assessoria em Educação, colaborando com diversas secretarias de educação no país.

Iniciou sua carreira como professora em escolas públicas na periferia de São Paulo, dedicando-se especialmente à alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participou de importantes iniciativas educacionais, incluindo a equipe de formadores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo durante a gestão de Paulo Freire e a consultoria em programas de formação e reorientação curricular do Ministério da Educação. Entre os projetos desenvolvidos no MEC, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I e o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA). 

Rosaura também coordena grupos de formação continuada e cursos a distância, promovendo espaços de intercâmbio entre educadores e a sistematização do saber da experiência. Além disso, integra a equipe de selecionadores do Prêmio Educador Nota 10 na categoria Gestão – Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional.

Temas de Palestras

Alfabetização e Letramento: Desafios e Possibilidades

  • Concepções de alfabetização: decodificação x construção de sentido

  • A importância do letramento nas práticas cotidianas

  • Processos de aquisição da leitura e da escrita

  • Avaliação formativa no ciclo de alfabetização

  • O papel do professor alfabetizador

A Prática Pedagógica nos Anos Iniciais

  • Planejamento intencional e significativo

  • Didática da leitura e da escrita no cotidiano escolar

  • A escuta sensível do professor

  • Organização do tempo e dos espaços na sala de aula

  • A centralidade do sujeito que aprende

Formação Continuada e Saberes da Experiência

  • A prática como ponto de partida para a formação

  • Mediação do formador e construção coletiva do conhecimento

  • Dispositivos formativos: cadernos, portfólios, narrativas

  • Saberes docentes: entre teoria e prática

  • Reflexividade e profissionalização docente

Avaliação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

  • Avaliação como processo dialógico

  • Instrumentos e registros de acompanhamento da aprendizagem

  • A função diagnóstica da avaliação

  • Avaliação e inclusão: respeitando os tempos e ritmos dos alunos

  • Produção de relatórios descritivos

Educação e Gestão Pedagógica: o Papel da Coordenação

  • A função social do coordenador pedagógico

  • Cultura do acompanhamento e da escuta docente

  • Articulação entre planejamento, formação e prática

  • Observação de sala e devolutivas construtivas

  • Criação de espaços de formação no cotidiano da escola

Educação e Gamificação

  • O que é gamificação na educação?

  • Potencialidades dos jogos no processo de aprendizagem

  • Gamificação como estratégia pedagógica, não como tecnologia

  • Motivação intrínseca e protagonismo do aluno

  • Exemplos de boas práticas com gamificação

AT 04-25


Rosaura Soligo

Vídeos

watch?v=urNCcU54SAQ
watch?v=urNCcU54SAQ
Mande-nos uma Mensagem