Catanduva/SP
HomeRosaura Soligo, educadora com formação em Psicologia e Pedagogia, além de ser mestre e doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da mesma universidade. É diretora da Rede Latino-Americana de Alfabetização – Núcleo Brasil e coordenadora de projetos na Abaporu Assessoria em Educação, colaborando com diversas secretarias de educação no país.
Rosaura Soligo, educadora com formação em Psicologia e Pedagogia, além de ser mestre e doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da mesma universidade. É diretora da Rede Latino-Americana de Alfabetização – Núcleo Brasil e coordenadora de projetos na Abaporu Assessoria em Educação, colaborando com diversas secretarias de educação no país.
Iniciou sua carreira como professora em escolas públicas na periferia de São Paulo, dedicando-se especialmente à alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participou de importantes iniciativas educacionais, incluindo a equipe de formadores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo durante a gestão de Paulo Freire e a consultoria em programas de formação e reorientação curricular do Ministério da Educação. Entre os projetos desenvolvidos no MEC, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I e o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA).
Rosaura também coordena grupos de formação continuada e cursos a distância, promovendo espaços de intercâmbio entre educadores e a sistematização do saber da experiência. Além disso, integra a equipe de selecionadores do Prêmio Educador Nota 10 na categoria Gestão – Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional.
Temas de Palestras
Alfabetização e Letramento: Desafios e Possibilidades
Concepções de alfabetização: decodificação x construção de sentido
A importância do letramento nas práticas cotidianas
Processos de aquisição da leitura e da escrita
Avaliação formativa no ciclo de alfabetização
O papel do professor alfabetizador
A Prática Pedagógica nos Anos Iniciais
Planejamento intencional e significativo
Didática da leitura e da escrita no cotidiano escolar
A escuta sensível do professor
Organização do tempo e dos espaços na sala de aula
A centralidade do sujeito que aprende
Formação Continuada e Saberes da Experiência
A prática como ponto de partida para a formação
Mediação do formador e construção coletiva do conhecimento
Dispositivos formativos: cadernos, portfólios, narrativas
Saberes docentes: entre teoria e prática
Reflexividade e profissionalização docente
Avaliação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
Avaliação como processo dialógico
Instrumentos e registros de acompanhamento da aprendizagem
A função diagnóstica da avaliação
Avaliação e inclusão: respeitando os tempos e ritmos dos alunos
Produção de relatórios descritivos
Educação e Gestão Pedagógica: o Papel da Coordenação
A função social do coordenador pedagógico
Cultura do acompanhamento e da escuta docente
Articulação entre planejamento, formação e prática
Observação de sala e devolutivas construtivas
Criação de espaços de formação no cotidiano da escola
Educação e Gamificação
O que é gamificação na educação?
Potencialidades dos jogos no processo de aprendizagem
Gamificação como estratégia pedagógica, não como tecnologia
Motivação intrínseca e protagonismo do aluno
Exemplos de boas práticas com gamificação