Lucas Veiga é Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisa sobre saúde mental, questões raciais e anticoloniais; tendo palestrado sobre essas temáticas em universidades públicas e privadas, bem como prestado serviços para organizações como SESC São Paulo, Unicef Brasil, dentre outras.
Entre seus artigos publicados encontram-se “Qual a cor da Psicologia no Brasil?” (Jornal do Brasil), “As diásporas da bixa preta: sobre ser negro e gay no Brasil” (Revista Tabuleiro de Letras) e “Descolonizando a Psicologia: notas para uma Psicologia Preta” (Revista Fractal).
Lucas é idealizador e professor dos cursos Introdução à Psicologia Preta; O cuidado em saúde mental no contemporâneo; Frantz Fanon e a Esquizoanálise.
Em seu consultório, faz atendimentos individuais e em grupo, ministra cursos e oferece supervisão clínico-institucional a outros profissionais. Nas organizações, trabalha com análise institucional, palestras e consultorias nas áreas de saúde mental e diversidade.
Temas de Palestras:
- Saúde - Mental;
- Saúde - Psicólogos/Psiquiatras/Psicanalistas
- Qualidade de vida;
- Educação/Educadores;
- Diversidade/Racismo/Genero;