Salvador/BA
HomeJaqueline Goes de Jesus é biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora brasileira. Distinguiu-se por ser a biomédica que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil. Também fez parte da equipe liderada por pesquisadores ingleses que sequenciou o genoma do vírus Zika.
Jaqueline Goes de Jesus é biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora brasileira. Distinguiu-se por ser a biomédica que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil. Também fez parte da equipe liderada por pesquisadores ingleses que sequenciou o genoma do vírus Zika.
Após a sua graduação em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, obteve o mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz - Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ). Mais tarde, tornou-se doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM-FIOCRUZ.
Atualmente, é pós-doutoranda no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e professora-adjunta de Bioquímica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Depois de ter estudado o VIH, no início da sua carreira, a cientista integrou o projecto Zibra, tendo percorrido o nordeste brasileiro para sequenciar o genoma do vírus de zika. No pós-doutorado, tem-se dedicado à investigação da dengue 2.
A pesquisadora integra, ainda, o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology), um projeto de monitoração de epidemias com o objetivo de dar respostas em tempo real.
Dra. Jaqueline Goes se torna embaixadora da linha Seda Boom
Além da renomada cientista brasileira, a campanha conta com a atriz global Sheron Menezzes e as rappers Tasha e Tracie.
Reconhecida por ter coordenado a equipe responsável por mapear o genoma da COVID-19 em tempo recorde, a cientista Dra. Jaqueline Goes se torna a nova embaixadora da marca de cosméticos Seda, ao lado da atriz global Sheron Menezzes e das rappers Tasha e Tracie.
Com abrangência nacional, a campanha tem como objetivo empoderar meninas e mulheres por meio de personalidades influentes de diferentes áreas da nossa sociedade, desde a arte até ciência, destacando a importância da autoconfiança feminina através de exemplos reais.
Temas de Palestras:
- Coronavírus/Covid-19;
- Saúde;
- Diversidade/Racismo/Genero;
- Motivação;
- Carreiras;
- Empoderamento Feminino;