José Silvério, locutor esportivo brasileiro e trabalhou recentemente na Rádio Capital de São Paulo. É considerado um dos maiores locutores esportivos da história do rádio brasileiro. Já narrou mais de vinte modalidades esportivas, mas destacou-se no futebol, sobretudo de São Paulo. Cobriu todas as Copas do Mundo de 1978 a 2018, totalizando onze torneios.
Conheceu o rádio aos oito anos, durante a Copa de 1954. Começou a carreira narrando até treinos do Fabril, pela Rádio Cultura de Lavras (cujo diretor o descobriu quando Silvério narrava uma partida de botão), e sua primeira partida foi em julho de 1963, entre Olímpica de Lavras e Bragantino. De lá, foi para as rádios Itatiaia e Inconfidência, de Belo Horizonte, Continental, do Rio de Janeiro e a Rádio Tupi, de São Paulo, como correspondente no Rio.
Chegou em 1975 à Rádio Jovem Pan de São Paulo, onde ficou por 25 anos — apesar de uma passagem de três meses pela Rádio Bandeirantes, em 1985. Era o segundo locutor, atrás de Osmar Santos, mas, com a saída deste, assumiu a titularidade em 1977. Teve ainda uma experiência na TV Manchete, onde narrou as Olimpíadas de 1996, sem deixar o rádio.
Trabalhou entre 2000 e 2020 para a Rádio Bandeirantes, onde teve como colegas de locução Ulisses Costa e Rogério Assis.
Em 2021, após mais de 1 ano afastado do rádio, retorna às transmissões de futebol através da Rádio Capital, na qual estreou em junho e saiu em setembro, após a saída da equipe de Olivério Júnior da emissora.
Temas de Palestras:
- Carreiras;
- Radialistas;
- Esportes;
- Esportes/Futebol;
- Comentarista Esportivo;
- Telecomunicação;
- Apresentadores;
- Jornalistas Esportivos;