Luiz Gylvan Meira Filho é pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. É formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto tecnológico da Aeronáutica, São José dos Campos, e doutor pela Universidade do Colorado, Boulder, EUA.
Desenvolveu a maior parte de sua carreira no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, onde criou o primeiro programa de pesquisa meteorológica do INPE no início da década de 1970, e no final da década de 1980, foi o arquiteto-chave para a criação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE.
Luiz atuou em muitos papéis com a Oganização Meteorológica Mundial, tanto como Diretor Regional das Américas, em Assunção, Paraguai, quanto como responsável pelo programa de pesquisa de previsão de longo alcance em Genebra, Suíça. Em 1994, tornou-se o primeiro presidente da Agência Espacial Brasileira.
Atuou também como Secretário de Política de Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. Participou ativamente como conselheiro do Governo brasileiro nos processos da UNFCCC e do Protocolo de Quioto e foi convidado para ser Conselheiro Científico Sênior do Secretariado da UNFCCC em Bonn, Alemanha. Atuou como co-presidente do Grupo de Trabalho de Ciência do IPCC como vice-presidente do Painel.
Temas de Palestras:
- Sustentabilidade/Meio Ambiente - Aquecimento Global;
- Educação/Educadores;
- Mudanças Climáticas;
- Política - Ciência;
- Carreira;