Sabrina Ginga
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Sabrina Ginga

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Sabrina Ginga, artista multifacetada, influenciadora, ativista, coreógrafa e empreendedora social. Formada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela atua como mestre de cerimônias e é embaixadora do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. 

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Sabrina Ginga

Sabrina Ginga, artista multifacetada, influenciadora, ativista, coreógrafa e empreendedora social. Formada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela atua como mestre de cerimônias e é embaixadora do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. 

Com uma trajetória de mais de uma década como passista no Salgueiro, Sabrina cofundou e foi diretora de dança do coletivo musical AfroFunk Rio. Além disso, desempenhou o papel de dançarina e diretora artística no coletivo musical Heavy Baile. 

Atualmente, Sabrina é CEO do projeto "Samba Pretinha", uma iniciativa itinerante que percorre escolas de samba para debater questões relacionadas à mulher no samba, abordando temas como machismo, racismo, hipersexualização e objetificação da mulher negra, além de promover a autoestima e formas de defesa.

Realizou sua primeira turnê internacional pela Europa, intitulada "Ginga Tour", oferecendo aulas de funk e samba carioca para mulheres. Sabrina também é professora e embaixadora do projeto de dança Afrovibe Dance Workout e idealizadora do vídeo "A Mulher do Fim do Mundo – versão Omulu".

Temas das Palestras

A Mulher no Samba: Resistência e Representatividade

  • História das mulheres nas escolas de samba

  • Estereótipos e objetificação da mulher negra

  • Protagonismo feminino nas agremiações

  • A importância de ocupar espaços de decisão

  • Experiências do projeto Samba Pretinha

Dança como Ferramenta de Empoderamento

  • A dança como linguagem de resistência

  • Funk e samba como expressões políticas

  • Corpo negro e autoestima

  • A experiência da Ginga Tour na Europa

  • Práticas e vivências de empoderamento feminino na dança

Cultura, Identidade e Direitos Humanos

  • Cultura popular como patrimônio e resistência

  • Racismo estrutural e cultura afro-brasileira

  • Direitos culturais como direitos humanos

  • O papel do artista como agente social

  • Caminhos para uma sociedade mais justa e plural

Empreendedorismo Social na Periferia

  • O que é empreendedorismo social e cultural

  • Como tirar projetos do papel com poucos recursos

  • Cases: AfroFunk Rio, Heavy Baile, Samba Pretinha

  • Redes de apoio e articulação comunitária

  • Dificuldades e superações no cenário periférico



AT 03-25

 



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