Luiz Carlos Mendonça de Barros é engenheiro e economista, ex-presidente do BNDES e ex-ministro das Comunicações.
Ele é Sócio Fundador, Estrategista e CEO da Quest Investimentos, gestora de serviços financeiros fundada em 2001. Além disso, foi sócio fundador do Banco Matrix e do Banco Planibanc.
PhD em Economia pela Unicamp e Bacharel em Engenharia de Produção pela USP, Luiz Carlos Mendonça de Barros iniciou sua carreira em 1967 como analista financeiro.
Em 1972 passou a operar na Bolsa de Valores de São Paulo, através da corretora Patente, que fundou junto com três outros sócios. Em 1983 fundou o Planibanc, onde permaneceu como sócio até 1993.
Ainda em 1993, Luiz Carlos Mendonça de Barros fundou o Banco Matrix junto com André Lara Resende, só se afastando da instituição em novembro de 1995, quando assumiu a presidência do BNDES. Em abril de 1998, com a morte de Sérgio Motta, foi nomeado Ministro das Comunicações por Fernando Henrique Cardoso.
Em 2001, Luiz Carlos Mendonça de Barros criou a MBG & Associados, uma empresa que oferece cursos profissionalizantes à distância, em parceria com seu irmão e Lídia Goldeinstein.
Também em 2001 fundou a editora Primeira Leitura, chefiando a organização da revista de mesmo nome (Revista Primeira Leitura), em parceria com Reinaldo Azevedo. Luiz Carlos Mendonça de Barros auxiliou também nas campanhas de Geraldo Alckmin e José Serra em 2006.
Títulos:
Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.
Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo.
Temas de Palestras:
- Conjuntura Nacional
- Conjuntura Internacional
- Macroeconomia
- Tendências na Economia
- Governo e Políticas Públicas
- Economia Agrícola
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- A Nova Economia
- Conjuntura Nacional
- Macroeconomia e Tendências