Severino Omena era pedreiro e o desrespeito às normas de segurança pode custar a vida ou transformá-la para sempre. Severino desconhecia os perigos, não gostava de usar equipamento de proteção e quando achou que ia se dar bem na construção civil, perdeu de vez a condição de trabalhar.
Em 2011 resolveu erguer sua primeira obra. Uma casa no bairro do Grajaú, em São Paulo. Já estava na segunda laje quando o acidente aconteceu. Ele tinha pouca experiência e não compreendia a importância dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Naquele dia, que terminaria trágico, dispensou as luvas de segurança ao trabalhar com as ferragens. Sem perceber encostou a barra de ferro que segurava na rede de alta tensão. Recebeu uma descarga elétrica de 13.800 volts.
Sem informação, sem treinamento, sem equipamentos de proteção. Ele não perdeu a vida por pouco, mas teve que amputar os dois braços e as duas pernas. De uma hora pra outra, ele, um homem forte e saudável, perdeu os quatro membros.
É essa a experiência que Severino conta em suas palestras pelo Brasil, alertando para o risco de acidentes com choque elétrico. Ele aponta os erros que criaram a condição para que o acidente de trabalho ocorresse. Severino Omena já realizou aproximadamente 400 palestras e integra a equipe da SIPAT Palestras.
Temas de Palestras:
- Falhas na prevenção de acidentes com eletricidade;
- A importância dos equipamentos de proteção;
- Motivação e superação;
- Participação especial: Josega Omena, esposa do Severino, relatando as consequências do acidente para a família;
- Sipat;
- Conscientização;
- Deficiência Física;
- Diversidade;
- EPI;
- Inclusão Social;
- Inspiracional;
- Sipat / Segurança no Trabaho;
- Superação;
- Superação de Desafios / Mudanças.