São Paulo/SP
HomeProfessor, Chefe do Departamento de Economia e Diretor da FEA-USP. Na USP, foi aprovado em 1° lugar nos três concursos da carreira docente. Diretor de pesquisas da FIPE. e visitante das Universidades de Kobe, Internacional da Florida e Cambridge.
Membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo e do Conselho de Administração da Nossa Caixa Desenvolvimento, dos conselhos do INAE - Instituto Nacional de Altos Estudos, do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e do IESB-Instituto de Ensino Superior de Brasília, da missão negociadora da dívida brasileira com o FMI e Clube de Paris, do Conselho de Política Econômica da CNI, do Conselho Editorial e editorialista da Folha de S. Paulo, do Conselho Consultivo do Grupo Pitágoras.
Presidente do IPEA e do Conselho de Administração da BNDES, da ELETROS - Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, da Ordem dos Economistas de São Paulo.
Professor, Chefe do Departamento de Economia e Diretor da FEA-USP. Na USP, foi aprovado em 1° lugar nos três concursos da carreira docente. Diretor de pesquisas da FIPE. e visitante das Universidades de Kobe, Internacional da Florida e Cambridge.
Funcionário do Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais, e, em São Paulo, do Banco do Brasil e economista do Banco Central.
Consultor do BID, da ONU e do Banco Mundial, em várias ocasiões. Secretário Especial de Política Econômica do Ministério da Economia, na gestão do ministro Marcílio Marques Moreira. Sócio das empresas MGSP e Websetorial, de consultoria econômica. Assesor da Faculdade de Economia da FAAP e pesquisador da FIPE-USP.
Comentarista econômico do jornal da Record News, Economista, concluiu o curso na USP em 1° lugar e recebeu os prêmios Gastão Vidigal e Shell Petróleo.
Roberto tem mestrado e doutorado em Harvard, onde foi "teaching fellow". CFP - Certificado pelo IBCPF, entidade credenciada pelo International CPF Council, dos EUA. Articulista de O Estado de S. Paulo e Autor de vários livros e publicações.
Temas de Palestras:
- Conjuntura Econômica e Perspectivas
- Economia mundial: desempenho recente e cenários
- Macroeconomia brasileira: desempenho recente e cenários (PIB, inflação, juros, câmbio, setor público e contas externas)
- Microeconomia brasileira: observações sobre o desempenho setorial e o crescimento regional
princípio, os seguintes, mas poderão ser modificados de comum acordo com a empresa contratante)
- Economia mundial: desempenho recente e cenário
- Macroeconomia brasileira: desempenho recente e cenários (PIB, inflação, juros, câmbio, setor público e contas externas
- Microeconomia brasileira: observações sobre o desempenho setorial e o crescimento regional