Carolina Nucci é jornalista, engenheira, marketeira, vendedora, TEDx Speaker, PcD, Sócia e CMO da Weme, co-founder da Libri e bord member da Women in Sales.
Sua jornada é cheia de mudanças. Começou como jornalista de automobilismo aos 16. Aos 20, fez sua primeira mudança de carreira: estudou, trabalhou e se formou em Engenharia Química pela Unicamp. Em seguida mudou-se de novo: consolidou sua carreira em marketing e vendas B2C e B2B na 3M. Durante esse tempo, além da sua pós-graduação em marketing pela ESPM, continuou seus estudos e se especializou em Customer Centricity em Kellogg, em Strategic Marketing Leadership em Stanford e em Service Design na This is Doing.
Há 7 anos, migrou da multinacional para o mundo da inovação e startups, tornou-se sócia e assumiu o marketing e vendas na weme, conceituada consultoria de inovação e tecnologia. Nesse período, também co-fundou a Libri, startup de contratação e gestão de talento remotos e tornou-se Knowledge Expert da Startse em Customer Centricity e professora na ESPM. Em 2023, decidiu empreender novamente e tornou-se Advisor da Women in Sales, comunidade de mulheres que promovem a igualdade de gênero nas carreiras de negócios e sócia e diretora executiva na Marketing de Gentileza, empresa de consultoria e treinamentos pioneira especializada em estratégia de marca e marketing gentil e humanizada. Em paralelo, atua também como mentora de C-Levels em mais de 5 negócios B2B, como Linkedin Top Voice e como palestrante - com mais de 250 palestras realizadas em mais de 70 eventos e para mais de 80 grandes empresas..
Nessa jornada de mais de 23 anos em diversas áreas, em multinacionais, startups e como empreendedora, Carol soma várias experiências para compartilhar seus aprendizados sobre humanização nos negócios e customer centricity aplicados a diversos contextos em marketing, vendas, CX, inovação e liderança.
Temas de palestras:
Experiências que conectam: Como criar experiências encantadoras que promovem conexões autênticas e constroem relações de confiança com clientes
Em um mundo cada vez mais ágil e competitivo, a experiência de clientes desponta cada vez mais como diferencial competitivo das empresas. Para criar as conexões autênticas e significativas que todo negócio deseja, a experiência dos clientes precisa se tornar um compromisso contínuo que se desdobra ao longo de toda a jornada do cliente ponta-a-ponta. Nessa palestra,eu compartilho a lógica por trás de experiências encantadoras e explico um passo a passo de como trazer essa lógica para a prática no relacionamento com seus clientes e no seu negócio.
Marketing de Gentileza: Como a humanização diferencia marcas em mercados acelerados pela tecnologia?
Marketing de verdade é gentil, humanizado e conectado às necessidades das pessoas. Nesta palestra, exploro como transformar o marketing em uma força autêntica e humana, capaz de diferenciar negócios e construir conexões reais. Em meio a um cenário repleto de hacks e fórmulas rápidas, apresento um método que coloca as pessoas no centro, demonstrando como gentileza e empatia não apenas geram valor e estabelecem confiança, mas também transformam o engajamento de clientes em fidelização.
Kindness-driven business: Uma tese de negócios reais que prosperam com gentileza
Quando parece que estamos perdendo a humanidade nos negócios e na tecnologia, convido você a explorar comigo como a gentileza pode ser a base de bons negócios e como ela realmente compensa. Nesta palestra, vamos mergulhar na economia da gentileza, desafiando preconceitos e mostrando, com dados e casos reais, como colocar as pessoas em primeiro lugar constrói confiança e impulsiona o sucesso. Não se trata apenas de ser legal, mas de entender os desafios e as oportunidades de resolver algo para alguém.
Humanize suas vendas: Como transformar interações pontuais em relações confiança com clientes
Toda jornada de vendas depende diretamente da centralidade nas pessoas - seja dentro ou fora da empresa. Para transformar interações pontuais em relações de confiança, mostro como incorporar a gentileza no processo de vendas, transformando-o em um ativo valioso para as marcas. Essa palestra é um convite para você redefinir sua abordagem de vendas e criar um impacto duradouro e humanizado no mercado. Gentileza gera valor, estabelece conexões fortes e constrói confiança. Ela é a base das relações que duram para além das transações comerciais.
Customer-Centric Growth: Como fortalecer a cultura de experimentação ágil para melhorar a experiência a partir de uma lógica centrada nas pessoas?
Ao longo dos anos, diversos métodos ágeis surgiram, como o Growth Hacking. No entanto, a busca incessante pelos "hacks" ideais acabou banalizando essas práticas e criando falhas recorrentes, todas com uma causa-raiz comum: a falta de foco nas pessoas. Nesta palestra, vamos explorar como o customer-centric growth não apenas acelera o crescimento de negócios, mas também aprimora a experiência de clientes e a colaboração entre times, promovendo o sucesso sustentável da empresa. Vou apresentar ferramentas práticas para aplicar essa abordagem em diferentes equipes, trazendo essa lógica para o dia a dia de trabalho.
Experience-Led Growth: Como colocar a experiência do cliente no centro como guia e alavanca de crescimento das empresas?
Do marketing tradicional até os diversos métodos de growth que surgiram nos últimos tempos (growth hacking, product-led growth e outros), o foco principal seguiu sendo o product-market fit e o crescimento voltado ao produto.
O problema dessa lógica é que, por mais que ela tenha evoluído em agilidade, ela não evoluiu em abrangência. Do primeiro contato até muito após a primeira compra, a proposta de valor de uma empresa depende diretamente da experiência do cliente ponta-a-ponta. Cada interação importa, assim como a conexão entre elas em torno da geração de valor para o cliente.
Ao reunir a empresa e seus ecossistemas para compreender, projetar, orquestrar, entregar e desenvolver experiências, o XLG é uma adaptação da estratégia de growth hacking que coloca a experiência do cliente ponta-a-ponta no centro da estratégia e da operação da empresa. Muito além do simples engajamento com clientes ou da compra e venda de um produto ou serviço, essa abordagem prioriza as emoções, as experiências e a geração de valor real para os clientes ao longo de toda a sua jornada com a empresa.
Gestão por jornadas: Conectando times e jornadas para alavancar a experiência no cliente
Garantir a centralidade no cliente é fundamental nos negócios. Mas, muitas empresas têm dificuldades em conectar diferentes áreas, produtos e serviços para fornecer uma experiência unificada ao cliente. As jornadas do cliente, como descoberta, uso, incidentes, transição e abandono/retorno, precisam ser conectadas com equipes de marketing, vendas, entrega, suporte e sucesso do cliente.
A colaboração entre equipes quebra silos organizacionais e traz governança para a centralidade no cliente. Nesta palestra, trago benefícios e caminhos para aplicar mapas de jornada na gestão da empresa e no dia a dia de marketing, vendas, CS, CX e outras áreas de negócio, com foco em estratégias colaborativas e integradas para melhorar a experiência do cliente.
Obviedades não óbvias sobre Customer Centricity:
Como nós podemos transformar de verdade o modelo mental e operacional das grandes organizações para uma lógica centrada no cliente?
Embora todo mundo concorde que ser uma organização centrada no cliente seja obviamente essencial para organizações perseverarem no atual contexto digital, é difícil tornar tangível o que isso realmente significa na prática.
O problema disso é que, se é abstrato e pouco tangível, é fácil fugir da responsabilidade de trazer o tema para a realidade. Na prática, do primeiro contato até muito após a primeira compra, a proposta de valor de uma empresa depende diretamente da experiência do cliente ponta-a-ponta.
Nessa palestra, compartilho aspectos que podem parecer óbvios na teoria, mas são extremamente desafiadores na prática, para tornar a experiência e as necessidades dos clientes parte de todas as conversas e decisões dentro e fora das organizações, das mais simples às mais complexas.
Centralidade no Cliente no DNA: Como transformar de verdade as organizações para uma lógica centrada no cliente?
Centralidade no cliente é algo que toda empresa gosta de falar que tem, mas poucas realmente trazem o tema para a realidade. Nessa palestra, compartilho aspectos que podem parecer óbvios na teoria, mas são extremamente desafiadores na prática, tornando a experiência e as necessidades dos clientes parte de todas as conversas e decisões dentro e fora das organizações.
Temas de Workshop:
Liderança ágil e humanizada: Como trazer agilidade resgatando o lado humano das lideranças corporativas
No atual contexto de rápidas transformações, as organizações que colocam as pessoas no centro de suas estratégias estão mais bem preparadas para inovar e se adaptar.
Este workshop explora como a conexão entre mentalidade ágil e humanização pode ser aplicada às lideranças de organizações contemporâneas. Vou demonstrar os aspectos, o modelo mental e os mecanismos que definem as lideranças ágeis e humanizadas de organizações contemporâneas.
Ao longo do workshop, vou compartilhar a lógica desse modelo mental e, principalmente, como ferramentas e abordagens como Design Thinking, Metodologias Ágeis e OKRs podem ser integradas em uma gestão centrada nas pessoas, promovendo um ambiente de
trabalho colaborativo, empático e adaptável. Por meio de exemplos reais e insights práticos, as lideranças participantes aprenderão a aplicar estas ferramentas para liderar suas equipes de maneira mais humana e ágil.
Humanizando o B2B: ABM na era da centralidade no cliente
Nesta palestra, mergulharemos na sinergia dinâmica entre as complexidades estratégicas do Marketing Baseado em Contas (ABM) e um paradigma centrado no cliente no cenário B2B. O ABM, longe de ser uma fórmula única, ocupa o centro das atenções à medida que transcendemos as metodologias convencionais. Ao posicionar o cliente como força orientadora, esculpimos estratégias que geram resultados autenticamente centrados nas pessoas.
O discurso estende-se à utilização da jornada do cliente como uma ferramenta de gestão estratégica, revelando o potencial para interações personalizadas que não apenas ressoam, mas também cultivam relacionamentos duradouros. Explore como esta palestra oferece insights tangíveis, fornecendo um roteiro para maximizar o valor derivado do ABM. Obtenha clareza sobre como uma perspectiva centrada no cliente não apenas amplia o cenário de negócios, mas também redefine fundamentalmente os padrões de sucesso na intrincada tapeçaria das empresas B2B.
A lógica por trás do ABM: Como trazer o Cliente como Bússola para negócios B2B
Nessa palestra, desdobro a poderosa sinergia entre a estratégia de Account-Based Marketing (ABM) e uma abordagem centrada no cliente no contexto B2B. ABM vai muito além de um método receita de bolo e, para transcender as abordagens tradicionais, colocamos o cliente no papel de guia para moldar estratégias que impulsionam resultados verdadeiramente centrados nas pessoas.
Vamos falar sobre a lógica, as bases e os elementos fundamentais para aplicar uma estratégia de ABM de verdade. Utilizando a jornada do cliente como ferramenta de gestão, é possível coordenar, integrar e sistematizar interações significativas para construir relacionamentos duradouros que transformam contas-alvo em parceiros fiéis. Esta palestra oferecerá insights concretos para alavancar o valor de ABM ao máximo, destacando como uma visão centrada no cliente amplia horizontes e redefine os limites do sucesso nos negócios B2B.
People Centricity: Desvendando as estratégias e práticas das empresas centradas nas pessoas
Muito se fala em humanização nos negócios, mas pouco se fala dos desafios e necessidades reais para colocar essa visão para a prática, conectando a centralidade nos clientes, pessoas colaboradoras e demais stakeholders de uma empresa.
Muitas vezes achamos que essa visão humanizada atrapalha os negócios - mas, na verdade, esse é o caminho que pode impulsionar seu crescimento no atual contexto digital. É essa visão humanizada que conecta a consistência da cultura com a consistência da marca e garante a centralidade nas pessoas de forma sistêmica (e não pontual e segmentada).
Nessa palestra, quero compartilhar meus aprendizados desenvolvendo e evoluindo negócios verdadeiramente centrados nas pessoas, da teoria aos exemplos práticos, para inspirar mais pessoas a enfatizarem o lado humano em suas empresas - de fora para dentro e de dentro para fora.
O começo e o fim da guerra entre marketing e vendas: Como o design atua para integrar diferentes áreas em prol da centralidade no cliente?
Seja econômica, cultural ou histórica, a fricção entre os times de marketing e vendas resulta em desalinhamentos e ineficiências que prejudicam organizações inteiras.
A nova realidade pede por uma integração contínua e crescente entre áreas que nunca deveriam estar separadas na organização. Ambos têm a aprender uns com os outros e, acima de tudo, ambos precisam aprender com e agir para acompanhar as mudanças dos seus clientes.
A abordagem do design atua como um caminho para trazer a centralidade no cliente para o centro da integração entre os dois times e, com isso, reduzir as ineficiências e fricções dessa relação.
Nesse talk, explicamos com ferramentas e cases práticos como usar elementos da abordagem do design para melhorar a integração e a performance dos times de marketing e vendas.
People-Centric organizations: A lógica por trás de organizações que prosperam colocando as pessoas no centro
Nessa palestra, gosto de aplicar minha experiência de carreira em ambientes mais tradicionais com ambientes mais contemporâneos para transmitir o tema de forma pessoal e prática, aterrizando o tema com exemplos reais de sucesso e insucesso nessa transição.
O objetivo aqui não é mudar nenhuma organização do 8 ao 800, mas sim demonstrar os aspectos, o modelo mental e os mecanismos que definem organizações contemporâneas que colocam as pessoas no centro da tomada de decisão e os possíveis caminhos para essa transição.
O caminho na direção de uma organização contemporânea e ambidestra possui uma forte relação com a centralidade no cliente.
Design Thinking no contexto de negócios:
Com desafios e contextos de mercado cada vez mais complexos, acompanhar o impacto das novas tecnologias e das mudanças de contexto e das necessidades dos cliente se tornou fator de sobrevivência.
Nesse sentido, são necessárias abordagens mais contemporâneas para trazer inovação às grandes organizações no novo contexto digital. É aqui que o design thinking entra em cena.
O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano à inovação, que se baseia no kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios.
Mais do que algo bonito ou um monte de post-its na parede, o design thinking é uma das abordagens ágeis mais utilizadas para compreensão de problemas complexos e para o desenvolvimento de soluções centradas no usuário. Nesse talk entenderemos a importância de amar o problema mais do que a solução e como essa abordagem é aplicada na prática em grandes organizações.
Gestão de conflitos em times ágeis: Um framework para transformar atritos em conexão
A maior ineficiência em qualquer organização, das mais ágeis às mais tradicionais, está relacionada a conflitos. Conflitos entre diferentes ideias, interesses, prioridades e necessidades. Conflitos entre pessoas.
Boa parte desses conflitos acontecem quando focamos muito mais no que nos torna diferentes do que no que nos torna iguais. Focar no que nos une mais do que nos separa pode parecer discurso de auto-ajuda, mas não é - e nem vem de graça. Para encontrar o denominador comum, é preciso investir tempo testar caminhos.
Nessa palestra, eu explico como trabalhar a gestão de conflitos unindo habilidades e técnicas de negociação e empatia.