Fernanda Coelho Liberali é formadora de formadores, pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado pela Universidade de Helsinki, pela Universidade Livre de Berlin e pela Rutgers University e realizou estágio de pesquisa sênior na Universidade de Notre Dame/USA.
É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; líder do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar e do Grupo de Estudos em Educação Bi/multilíngue (GEEB); parecerista do CNPq, da CAPES e da FAPESP; representante brasileira do comitê internacional do Simpósio Internacional de Bilinguismo e Educação Bilíngue na América Latina (BILINGLATAM); membro do Eastside Institute Associates e do Global Network da Universidade de Leeds, representante da PUC-SP junto ao Consórcio Internacional de Universidades Católicas pela Sustentabilidade Ecológica, professora visitante na Universidade de Notre Dame, coordenadora geral dos projetos nacionais de extensão e pesquisa Programa Digitmed e Projeto Brincadas e co-fundadora da Global Play Brigade.
Dentre as atividades acadêmico-administrativas relevantes destacam-se: a coordenação nacional do projeto Internacional DIGITMED, financiado pelo Marie Curie Actions, a representação brasileira da associação vygotskiana internacional (ISCAR), a coordenação de projetos de formação de diretores, coordenadores, formadores de professores, professores e conselhos de escolas públicas municipais de São Paulo, e a participação em conselhos e comissões editoriais de periódicos científicos, além da publicação de livros, artigos e capítulos nacionais e internacionais.
Atua no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, nas áreas de formação de educadores, ensino-aprendizagem, argumentação multimodal, educação multi/bilíngue, multimídias na educação, multiculturalismo, desencapsulação curricular, educação insurgente em comunidades oprimidas.
Temas de Palestras:
- Educação/Educadores;
- Comunicação Corporativa - Expressão Verbal - Oratória;