Maria José de Lima Freitas, a Mazé Lima, perdeu o emprego de faxineira com dois filhos para criar em 1999. Hoje, sua fábrica de doces fatura milhões, gera empregos, e sustenta toda uma cadeia de produtores de frutas.
A estrada para o sucesso foi árdua e cheia obstáculos, que incluem empréstimos feitos com agiotas, lojas fechadas, prejuízos monumentais. Mas desistir nunca foi uma opção para esta vencedora, que transformou suas crises em aprendizado.
Mazé especializou-se na cristalização de frutas, aprendeu a administrar o negócio e a vender seus quitutes, habilidades adquiridas com o apoio do Sebrae. Vinte três anos depois de fundar sua marca, a empresária produz mais de 50 toneladas de doces por ano, comercializados no Brasil e no exterior.
Mazé se tornou Mazé Doces, graças à sua coragem e capacidade de enxergar positividade, mesmo nos momentos mais adversos. Depois de voltar da licença maternidade, Mazé foi demitida e teve que se reinventar para conseguir criar os filhos. Sem dinheiro, fez do tacho de cobre seu meio de vida, tornou-se doceira e vendendo seus produtos. O negócio cresceu, se expandiu e ela já não dava conta de gerenciar tudo. Teve de fechar lojas e recomeçar, com amor (sempre) e novos aprendizados. Nessa nova fase, resolveu investir na própria marca, que carrega o nome de quem fez tudo isso acontecer: Mazé Doces Artesanais do Brasil, que emprega dezenas de mulheres.
Em 2022, a trajetória de sucesso da empreendedora virou livro. Em “Agridoce: o sabor de empreender com as próprias mãos”, a empresária inspira e emociona contando sua história de vida e compartilhando as chaves que selaram seu sucesso. Em suas apresentações, Mazé inspira o público com sua improvável e emocionante trajetória. Mais que uma palestra, a doceira leva às pessoas uma mensagem de esperança, determinação e resiliência diante das adversidades.
Temas de Palestras:
Vencer na adversidade
Se o empreendedorismo não é para os românticos, também não é para os pessimistas. Nesta palestra, Mazé mostra como construiu seu negócio superando desafios aparentemente intransponíveis. Com os pés no chão, motiva empreendedores – sobretudo as mulheres – a acreditarem no próprio potencial.
Desistir não é uma opção
Uma palestra para se emocionar. Mazé Lima detalha sua trajetória do Povoado do Córrego do Paiol, nas proximidades do município mineiro de Carmópolis, até Apt, na França, berço das frutas cristalizadas, onde esteve recentemente para aperfeiçoar suas técnicas de produção.
A empresária conta ainda o caminho árduo que percorreu até que seus produtos conquistassem as prateleiras de prestigiados estabelecimentos do País.