Vanessa é especialista em sustentabilidade | ESG com mais de 20 anos de experiência profissional em corporações e consultoria. É também consultora sênior em estratégias ESG (riscos e oportunidades), desenvolvimento de programas, inovação sustentável e indicadores-chave de desempenho sustentável.
Vanessa é membro externo em comitês de sustentabilidade | ESG em empresas e na Comissão de sustentabilidade do IBGC. Instrutora ESG em programas de formação de conselheiro de administração. Mentora de executivos e palestrante. Habilidade organizacional e de gestão para transformar ideias em ações. Profissional experiente no aconselhamento e apoio a líderes de negócios em estratégias para a sustentabilidade ESG.
Tem capacidade de gerar engajamento sênior multifuncional para influenciar uma organização, paixão por “business for good” para impactar a sociedade. É Embaixadora do Capitalismo Consciente, pesquisadora pós-doutoranda em governança e bioeconomia amazônica na Universidade de São Paulo (FEAUSP) e professora em escolas de negócios e programas in company. Pesquisa e ensino com foco em bioeconomia, estratégias em sustentabilidade ESG, mudanças climáticas, governança e financiamento do clima, inovação sustentável e liderança com propósito, propiciando conhecimento e pensamento crítico sobre como as políticas públicas e as estratégias de negócios se desdobram com a emergência climática. Foco nos riscos e oportunidades de negócios sustentáveis que fomentam uma economia inclusiva, circular e de baixo carbono.
É organizadora do livro ‘Gestão Estratégica da Sustentabilidade: experiências brasileiras’, autora de diversos artigos científicos e de opinião em publicações no Brasil e no exterior. LinkedIn Influencer, Creator e Top Voice em Sustentabilidade desde 2021.
Temas de Palestras:
Tendências em ESG: riscos e novos modelos de negócios sustentáveis
Competitividade, inovação e sustentabilidade na cadeia de suprimentos
A gestão sustentável em suprimentos é um desafio complexo para as empresas. Construir um mapa de riscos ESG, estabelecer processos de monitoramento e melhoria contínua relacionados a direitos humanos e meio ambiente devem ser premissas de negócios, que vão muito além das tradicionais verificações na homologação de fornecedores. Um programa estruturante em suprimentos deve ser baseado em KPIs e resultados mensuráveis para os negócios, considerando a competitividade sistêmica e a sustentabilidade de ponta a ponta na cadeia de valor. Novas tecnologias, circularidade dos materiais, ecodesign de embalagens, rastreabilidade e garantia de origem são algumas das tendências apresentadas nessa palestra.
Como a sustentabilidade pode ser estratégica para o seu negócio
Quais são os fatores que fomentam a agenda de negócios sustentáveis nas organizações? Redução de custo operacional, regulamentações e barreiras não-tarifárias, geração de receita em novos modelos de negócios, tendências de consumo, acesso a novos mercados, aumento de produtividade, atração e retenção de talentos, redução de riscos (físicos, regulatórios, legais, tecnológicos, de mercado ou reputacionais), acesso e custo do capital. Esses são alguns dos temas apresentados de forma factual nessa palestra sobre a construção de estratégias competitivas, sustentáveis e de longo prazo nos negócios, com o propósito de lucrar solucionando problemas que a sociedade enfrenta.
Jornada ESG: gestão estratégica em negócios sustentáveis
ESG não é o novo nome da sustentabilidade. São abordagens diferentes. Nos fatores ESG, o desempenho sustentável é analisado com base em indicadores não-financeiros em temas materiais da empresa. Gestão de riscos socioambientais e de governança, análise da capacidade organizacional de gerar valor no longo prazo, de atender as demandas da sociedade e dos stakeholders, além de reconhecer os problemas e propor soluções são pilares estruturantes em ESG. Essa palestra aborda aspectos conceituais e práticos em como construir uma jornada ESG – do diagnóstico à materialidade, passando pelo mapa de riscos, definição da estratégia, priorização de programas, indicadores de desempenho sustentável, compromissos e metas, comunicação e relato.
Sustentabilidade na prática das pequenas empresas
ESG é uma agenda de negócios para empresas de todos os portes e setores de atuação. Para o pequeno empreendedor, a construção da jornada ESG deve focar em competitividade, inovação e sustentabilidade. De forma prática e acessível, os principais temas nos pilares ambiental, social e de governança são apresentados e conectados com a realidade dos pequenos empreendimentos. Redução de custo, aumento de produtividade, inovação para a sustentabilidade, diferenciação, reputação e imagem são alguns dos temas abordados nessa palestra, por meio de casos e exemplos de iniciativas que funcionam na prática dos pequenos negócios. Agenda inadiável, em especial para as pequenas empresas que estão no encadeamento produtivo de grandes organizações.
Liderança com propósito na agenda ESG
Palestra motivacional que objetiva aumentar a consciência e engajar líderes em práticas empresariais baseadas na criação de valor compartilhado para os negócios e sociedade. Líderes conscientes compreendem e gerem as externalidades socioambientais negativas da organização como fator de competitividade e premissa de negócios. Construir um futuro melhor, que concilie negócios rentáveis, preservação ambiental e bem-estar humano demanda ambição e ação coletiva de atores públicos e privados. Propósito, liderança pelo exemplo, cultura organizacional, orientação para stakeholders e gestão de riscos ESG são alguns dos temas abordados nessa apresentação aspiracional.