Henrique Saraiva é Surfista paraplégico e Fundador da AdaptSurf, uma associação sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no esporte (surf).
Aos 18 anos, pedalando na Lagoa em direção ao Caiçaras, ele foi vítima de um assalto. Levou um tiro que ocasionou uma lesão medular e ficou sem os movimentos das pernas. Em 2001, após inúmeras cirurgias e fisioterapia, o surfista profissional e amigo Marcos Sifu, o convenceu a retornar a surfar com uma prancha de kneeboard (surfe de joelhos).
Hoje, Henrique, que caminha com o auxílio de muletas, é motivo de orgulho nacional. É campeão mundial de surfe adaptado na categoria AS-2 (no Surfe Adaptado, são seis categorias no total, definidas pelo tipo de deficiência de cada atleta), em disputa realizada em San Diego, na Califórnia (EUA). A competição é uma realização da International Surfing Association (ISA).
A experiência pessoal fez Henrique ir além na compreensão do que é ser uma pessoa com deficiência. Junto a amigos, ele fundou a Adaptsurf, uma associação não-governamental que ensina surfe a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e luta pela acessibilidade nas praias.
Temas de Palestras:
- Acessibilidade;
- Empreendedorismo;
- Esportes;
- Motivação;
- Superação de Desafios;
- Deficiência Física/Inclusão Social;