Ranimiro foi modelo internacional durante 12 anos. Construiu uma sólida carreira vivendo por muitos anos na Europa, desfilando para grifes como Dior, Armani, Jean Paul Gaultier, Valentino, Montana entre outras.
Pratica vôo-livre há 20 anos. Em 1995, sofreu grave acidente durante sua participação em um campeonato de parapente em Andradas, interior de Minas Gerais. Ficou preso em fios de alta tensão quando dirigia-se para o pouso. Levou dois choques de mais de 50.000 volts, o que resultou na amputação de sua perna direita.
Mas não foi apenas o fato de ter que adaptar-se a uma nova vida que fez com que Ranimiro fizesse a diferença. Mesmo depois de passar por uma difícil recuperação, continua dedicando-se à prática de vôo-livre entre outros esportes, como rafting, acqua-ride, escalada, kite buggy, cavalgada, rapel, trekking, ciclismo etc.
A energia vital e a simplicidade do Ranimiro ascendem as luzes de alerta de todos nós que buscamos a tal da felicidade. É praticando esportes da natureza (como gosta de chamálos) com muita aventura, mostrando um Brasil lindo e imenso, povoado de pessoas simples e belas, que Ranimiro nos transporta exatamente para onde queremos ir: ao ar livre, perto do que é natural, do que é belo, simples… e feliz.
Após o acidente, Ranimiro voltou-se cada vez mais para a prática de esportes de ação e tornou-se vídeo-repórter e fotógrafo, registrando suas aventuras mais emocionantes. As matérias foram ao ar nas principais emissoras de TV. Em agosto de 2001, as aventuras do Ranimiro passaram a fazer parte do conteúdo fixo do programa É Show, apresentado por Adriane Galisteu, na Rede Record de Televisão. O quadro semanal que mostrou as mais belas localidades do nosso país ficou no ar até 2004.
Atualmente segue com a sua produtora de conteúdo multimidia.
Temas de Palestras:
A Capacidade de Superar Limites e o Crescimento Profissional
Esta palestra demonstra e explica as principais características de pessoas que, assim como Ranimiro, são classificadas como sobreviventes.
Abordando este tema, Ranimiro narra sua história de vida e, com isso, fala de uma realidade dura, mas presente no dia a dia da maioria de nós: a vida nem sempre é justa. Para pessoas como Ranimiro, esta afirmação poderia ganhar proporções devastadoras, levando-se em conta a fatalidade do acidente que transformou este modelo internacional em deficiente físico. Mas, ao contrário do que se poderia esperar, estudos comprovam que, pessoas como Ranimiro, têm um perfil psicológico que faz com que superem essa aparente injustiça. Transformam em possibilidades o que eram obstáculos. Em força o que era ameaça. Em alento, o que era desalento: são os sobreviventes.
Outros temas abordados:
- Motivação para alcançar resultados;
- EQUIPE – Um recado para quem pensa no trabalho em time;