Cláudia Gaigher, jornalista, escritora, palestrante e produtora de conteúdo, atua no jornalismo socioambiental há quase 30 anos.
Mora em Mato grosso do Sul, onde trabalhou como repórter de rede nacional da Tv Globo por mais de duas décadas. Se dedica aos temas sócio ambientais e sustentabilidade. Vencedora do Prêmio Ethos de Jornalismo com reportagens sobre os impactos da educação na mudança de vida de crianças pantaneiras. Por duas vezes venceu o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com um conjunto de reportagens abordando desafios para crianças que viviam coletando iscas nos alagados pantaneiros sem acesso à escola. As suas reportagens provocaram ações do poder público e iniciativa privada que construíram ou reativaram escolas. Hoje estão em atividade pelo menos 10 "Escolas das águas" nas margens dos rios Paraguai e São Lourenço, com mais de 300 alunos filhos de ribeirinhos e de funcionários das fazendas.
Ativa nas questões ambientais, denunciou extração ilegal de madeira na Mata Atlântica de interior na região de Bonito, e a visibilidade foi decisiva na criação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Nos últimos 10 anos, a sua presença constante no Pantanal e Cerrado tem sido relevante para trazer à tona questões ambientais e sociais que precisam de maior atenção pelo poder público e provado.
Nos incêndios de 2020 teve papel importante denunciando diariamente a catástrofe ambiental, o que motivou diversas ações e até novas legislações de proteção do bioma. Atua na Comunicação Científica, além de reportagens, também faz consultoria e palestras sobre a implantação das diretrizes da ONU, ESG na prática, sobre popularização do conhecimento científico na área sócio ambiental e caminhos da conservação. São 25 anos de experiência, acompanhando pesquisas, a maioria no Pantanal, Cerrado e Amazônia. Os seus trabalhos é hoje referência ambiental para Pantanal e Cerrado.
Publicou seu primeiro livro sobre a sua experiência como jornalista em 2022.
É integrante do International Center for Journalists (ICFJ) tendo participado em 2020 pela instituição, da Terceira Road Safety, organizada pela OMS em Estocolmo na Suécia, como jornalista convidada.
A Declaração de Estocolmo conectou a segurança viária e a mobilidade urbana à implementação da
Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Temas de Palestras:
- ESG;
- Sustentabilidade;
- Meio Ambiente;