Kenneth Saul Rogoff é economista americano e grande mestre do xadrez. Professor Thomas D. Cabot de Políticas Públicas, professor de economia na Universidade de Harvard. Durante a Grande Recessão, Rogoff foi um influente defensor da austeridade.
Aos dezesseis anos, Rogoff abandonou o ensino médio para se concentrar no xadrez. Naquela época ele conheceu Bobby Fischer, que ficou impressionado com o "estilo autoconfiante de Rogoff e por saber exatamente o que queria no tabuleiro de xadrez". Ele venceu o Campeonato Júnior dos Estados Unidos em 1969 e passou os anos seguintes morando principalmente na Europa e jogando em torneios lá. No entanto, aos dezoito anos ele tomou a decisão de ir para a faculdade e seguir carreira em economia, em vez de se tornar um jogador profissional, embora tenha continuado a jogar e a melhorar por vários anos depois.
Rogoff recebeu o título de IM em 1974 e o título de GM em 1978. Ele ficou em 3º no Campeonato Mundial Júnior de 1971 e terminou em 2º no Campeonato dos EUA de 1975, que dobrou como uma competição Zonal, meio ponto atrás de Walter Browne; este resultado o qualificou para o Interzonal de 1976 em Biel, onde terminou em 13-15º. Em outros torneios, ele empatou pela primeira vez em Norristown em 1973 e em Orense em 1976. Também empatou jogos individuais contra os ex-campeões mundiais Mikhail Tal e Tigran V. Petrosian. Em 2012 ele empatou uma partida de blitz com o jogador mais bem cotado do mundo, Magnus Carlsen.
Hoje Kenneth Rogoff é membro eleito da Academia Nacional de Ciências e da Academia Americana de Artes e Ciências. Está há muito tempo entre os doze economistas mais citados e é um grande mestre internacional do xadrez.
Temas de Palestras:
- Economia Cenario Internacional;
- Xadrez;
- Superação de Desafios;
- Competitividade;