Adriana de Melo Ramos

Campinas/SP


Adriana de Melo Ramos

Adriana é pedagoga, com pós-doutorado na área de formação de professores pelo GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada) FE/UNICAMP, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela mesma universidade; integrante e pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da UNESP e da UNICAMP.




 

 

 

 

Adriana é pedagoga, com pós-doutorado na área de formação de professores pelo GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada) FE/UNICAMP, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela mesma universidade; integrante e pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da UNESP e da UNICAMP.

É membro do GT Psicologia e Moralidade da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia).

Adriana realiza pesquisas com classes consideradas difíceis na educação básica, a tutoria na convivência ética e relação família-escola, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento da autonomia moral no ambiente escolar.

Atualmente coordena o curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola:das competências socioemocionais à personalidade ética pelo Instituto Vera Cruz na cidade de São Paulo e é professora da graduação em Pedagogia do mesmo instituto. É responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Convivência Ética na Escola nas Escolas da Rede Sigma de Brasília, Colégio PH no Rio de Janeiro e Colégio Integrado em Goiânia (Grupo Somos Educação), na Beacon School, no Colégio Rainha da Paz e Escola Internacional de Alphaville, todos em São Paulo e coordenou a implantação e execução do mesmo projeto na Rede Municipal de Paulínia/SP (2016/2017).

Adriana Organizou a implantação formativa em EAD sobre moralidade infantil para todos os educadores da Rede Municipal de Indaiatuba/SP.

É gestora integrada da Convivere Mais. E tem expertise em gestão de crises educacionais planejando estratégias em situações extremas ligadas a convivência escolar como: bullying e cyberbullying, agressão virtual (principalmente linchamento virtual com divulgações de informações íntimas, discurso de ódio), ameaças de ataque à escola, violência entre familiares, cutting, uso de álcool e drogas ilícitas, assédio moral.

Temas de Palestras:

- Educação/Educadores;
- Saude - Psicólogos/Psiquiatras/Psicanalistas;
- Bullying;

AT 05-24
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