Adriana de Melo Ramos
...

Adriana de Melo Ramos

Campinas/SP

Home

Adriana de Melo Ramos é uma educadora e pesquisadora com ampla experiência na área de educação e relações interpessoais. Ela possui pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Educação pela mesma instituição.

Compartilhar:

Adriana de Melo Ramos

Adriana de Melo Ramos é uma educadora e pesquisadora com ampla experiência na área de educação e relações interpessoais. Ela possui pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Educação pela mesma instituição. Atualmente, ela coordena o curso de pós-graduação "As relações interpessoais na escola: das competências socioemocionais à personalidade ética" no Instituto Vera Cruz, onde também atua como docente no curso de Pedagogia.

Além disso, Adriana é gestora integrada da Convivere Mais Assessoria e Formação, empresa que trabalha na melhoria das relações em escolas públicas e privadas em todo o Brasil, oferecendo ações personalizadas para a realidade de cada instituição ou rede de ensino.

Sua expertise inclui temas como classes consideradas difíceis, alunos disruptivos, intervenção sistêmica, implantação de programas de convivência, tutoria na convivência ética e relação família-escola. Adriana também é pesquisadora e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI) do Instituto Vera Cruz e integra o Grupo de Trabalho Psicologia e Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Atua como palestrante e formadora, especialmente em temas ligados à educação, convivência ética e relações interpessoais no ambiente escolar. Sua experiência acadêmica e prática a torna uma referência em discussões que envolvem desafios da convivência em escolas, desenvolvimento socioemocional e formação de professores.

Temas de Palestras

Convivência Ética na Escola:

  • Como promover um ambiente escolar mais ético e saudável.
  • A importância das competências socioemocionais na convivência escolar.

Alunos Disruptivos e Classes Difíceis:

  • Estratégias para lidar com comportamentos desafiadores.
  • Como transformar conflitos em oportunidades de aprendizado.

Família e Escola: Construindo Pontes:

  • A relação entre escola e família para uma educação mais integrada.
  • Comunicação e parceria entre pais e educadores.

Relações Interpessoais no Ensino:

  • Como melhorar o relacionamento entre professores, alunos e famílias.
  • A construção de um ambiente mais colaborativo e respeitoso.

Gestão Escolar e Convivência:

  • Intervenções sistêmicas para melhorar o ambiente escolar.
  • Planejamento e implementação de programas de convivência ética.

Educação para a Cidadania:

  • Formação ética e moral de crianças e jovens no ambiente escolar.
  • O papel da escola na construção de cidadãos éticos e críticos.

 

 

AT 01-25


Mande-nos uma Mensagem