São José dos Campos/SP
HomeCarlos Afonso Nobre é um cientista do Sistema Terrestre do Brasil, obteve graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia de Aeronáutica.
Carlos Afonso Nobre é um cientista do Sistema Terrestre do Brasil, obteve graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia de Aeronáutica.
Iniciou sua carreira profissional no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, Brasil, como assistente de pesquisa. Foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do Brasil por mais de 30 anos, onde ajudou a estabelecer um moderno centro de pesquisa de previsão do tempo e do clima (CPTEC-INPE), e foi seu Diretor de 1991 a 2003.
Carlos criou em 2008 Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE.
Mais recentemente, foi Secretário Nacional de Política de I&D do Ministério da Ciência e Tecnologia, onde criou em 2011 o Centro Nacional de Monitorização e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Foi presidente da Agência Federal de Ensino de Pós-Graduação (CAPES) do Brasil por dois anos.
Ele foi um dos arquitetos do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) e Cientista do Programa do LBA, foi também orientador de teses de mais de 30 alunos de doutorado e mestrado e foi autor ou coautor de mais de 200 trabalhos científicos. publicações.
Carlos foi presidente do Comitê Diretor Científico do Programa Internacional Geosfera-Biosfera (IGBP) e atuou em muitos comitês científicos internacionais, como o Conselho Consultivo Científico de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global do Secretário-Geral da ONU.
Atualmente, é membro do Joint Steering Committee (JSC) do Programa Mundial de Pesquisa Climática (WCRP) e do Conselho Econômico de Saúde Planetária da Fundação Rockfeller. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos EUA.
Temas de Palestras:
- Sustentabilidade - Aquecimento Global;
- Mudanças Climáticas;
- Bioeconomia;