Marina Grossi é economista e reconhecida pioneira em sustentabilidade empresarial no Brasil, possui mais de 20 anos de experiência em mudança do clima e finanças sustentáveis. É presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), palestrante e membro de Conselhos de Administração de empresas e organizações nacionais e internacionais.
Tem uma larga experiência na promoção de modelos de negócios sustentáveis, mobilização e articulação de empresas, governo e sociedade civil, tem como seu principal objetivo a busca de soluções para o avanço do desenvolvimento sustentável no Brasil.
Atuou como negociadora de clima, representando o governo brasileiro na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), desde o Protocolo de Quioto em 1997 até o ano de 2001, e liderou o grupo dos países em desenvolvimento (G77 + China) em 1999.
Ainda junto ao governo, chefiou o setor de pesquisas em mudanças globais, como assessora do Ministério de Ciência e Tecnologia, e coordenou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, desde a sua criação, em 2001, até 2003. No setor privado, foi sócia-presidente da Fábrica Éthica Brasil, consultoria especializada em sustentabilidade. Nesse período, trouxe ao Brasil o CDP (Carbon Disclosure Project), organização global que auxilia empresas a medirem e divulgarem seu impacto ambiental.
Marina esteve também à frente de diversos estudos e publicações de referência, como “Visão 2050 – Uma Nova Agenda para as Empresas”, que ganhou destaque na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), e o “Guia de Emissão de Títulos Verdes”, premiado como Iniciativa do Ano pelo Environmental Finance Green Bond Awards 2017.
É ativa defensora e articuladora da regulamentação do mercado de carbono desde 2016, integrou o Steering Committee da Carbon Price Leadership Coalition (CPLC), conselho diretivo da coalizão do Banco Mundial voltada para a precificação de carbono, entre 2018 e 2019.
Nos últimos anos, tem capitaneado esforços para reunir as principais vozes do setor empresarial brasileiro acerca de temas urgentes à sociedade, através do lançamento de diversos posicionamentos de impacto, como “Movimento Empresarial pela Amazônia”, “Neutralidade Climática: Uma Grande Oportunidade” e ”Empresários pelo Clima”.
É também integrante do Conselho de Administração da Neoenergia, da Norte Energia S.A. e do Global Reporting Initiative (GRI), membro do Conselho Independente de Especialistas Climáticos da Edelman e fundadora da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade.
Temas de Palestras:
- Mudanças Climaticas;
- Sustentabildiade/Meio Ambiente;
- Aquecimento Global;