Conceição Evaristo
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Maria da Conceição Evaristo de Brito, conhecida como Conceição Evarist. Proveniente de uma família humilde e numerosa, começou a trabalhar como empregada doméstica ainda jovem para auxiliar no sustento familiar. 

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Conceição Evaristo

Maria da Conceição Evaristo de Brito, conhecida como Conceição Evarist. Proveniente de uma família humilde e numerosa, começou a trabalhar como empregada doméstica ainda jovem para auxiliar no sustento familiar. 

Concluiu o curso de magistério no Instituto de Educação de Minas Gerais. Dois anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira como professora na rede pública de ensino. Paralelamente à docência, graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Posteriormente, obteve o título de mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com a dissertação "Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade". Concluiu o doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), defendendo a tese "Poemas malungos, cânticos irmãos".

A produção literária de Conceição Evaristo teve início com a publicação de poemas e contos na série "Cadernos Negros", organizada pelo grupo Quilombhoje. Sua obra é marcada pela abordagem de temas como discriminação racial, de gênero e de classe, com ênfase nas vivências das mulheres negras no Brasil.

O conceito de "escrevivência", cunhado por Evaristo, reflete a fusão entre escrita e vivência, destacando as experiências de mulheres negras e transformando memórias individuais em coletivas.

Ao longo de sua carreira, Conceição Evaristo recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti e o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais, pelo conjunto de sua obra. Candidatou-se à Academia Brasileira de Letras, mas não foi eleita. 

Atualmente, suas obras são reconhecidas nacional e internacionalmente, tendo sido traduzidas para idiomas como inglês, francês, espanhol, alemão e árabe.

Temas de Palestras

A Escrevivência de Conceição Evaristo: Escrever é um Ato Político

  • O que é escrevivência?

  • Diferença entre vivência e ficção literária

  • A escrita como instrumento de resistência

  • O papel da memória e da ancestralidade

  • Exemplos de escrevivência nas obras de Evaristo

Mulheres Negras na Literatura Brasileira: Invisibilidade e Protagonismo

  • Breve panorama histórico da mulher negra na literatura

  • A voz feminina negra como narrativa política

  • Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e outras autoras

  • Representação da mulher negra nas obras de Evaristo

  • Desafios e conquistas atuais

Literatura e Racismo Estrutural: O que a Ficção nos Ensina?

  • Conceito de racismo estrutural

  • A denúncia social na literatura afro-brasileira

  • Narrativas de marginalização e resistência

  • O papel da escola e da leitura crítica

  • Como a literatura pode promover transformação social?

 A Literatura como Ferramenta de Educação Antirracista

  • Por que incluir Conceição Evaristo nas escolas?

  • Leitura crítica e formação cidadã

  • Textos literários e identidade racial

  • Estratégias de mediação de leitura em sala de aula

  • O impacto da representatividade

Identidade, Memória e Pertencimento na Obra de Conceição Evaristo

  • Memória como resistência cultural

  • Narrativas de pertencimento e exclusão

  • Povos afrodescendentes e construção de identidade

  • A intersecção entre classe, raça e gênero

  • A importância da oralidade

Poéticas da Dor e da Resistência: A Força do Cotidiano em "Olhos d’Água"

  • Análise da obra "Olhos d’Água"

  • O cotidiano como campo de luta e poesia

  • Representações da violência e da resiliência

  • Linguagem, forma e conteúdo nos contos

  • Diálogos com outras obras da autora

 

AT 04-25


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CONCEIÇÃO EVARISTO | Escrevivência
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