Maria da Conceição Evaristo de Brito, conhecida como Conceição Evarist. Proveniente de uma família humilde e numerosa, começou a trabalhar como empregada doméstica ainda jovem para auxiliar no sustento familiar.
Maria da Conceição Evaristo de Brito, conhecida como Conceição Evarist. Proveniente de uma família humilde e numerosa, começou a trabalhar como empregada doméstica ainda jovem para auxiliar no sustento familiar.
Concluiu o curso de magistério no Instituto de Educação de Minas Gerais. Dois anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira como professora na rede pública de ensino. Paralelamente à docência, graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Posteriormente, obteve o título de mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com a dissertação "Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade". Concluiu o doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), defendendo a tese "Poemas malungos, cânticos irmãos".
A produção literária de Conceição Evaristo teve início com a publicação de poemas e contos na série "Cadernos Negros", organizada pelo grupo Quilombhoje. Sua obra é marcada pela abordagem de temas como discriminação racial, de gênero e de classe, com ênfase nas vivências das mulheres negras no Brasil.
O conceito de "escrevivência", cunhado por Evaristo, reflete a fusão entre escrita e vivência, destacando as experiências de mulheres negras e transformando memórias individuais em coletivas.
Ao longo de sua carreira, Conceição Evaristo recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti e o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais, pelo conjunto de sua obra. Candidatou-se à Academia Brasileira de Letras, mas não foi eleita.
Atualmente, suas obras são reconhecidas nacional e internacionalmente, tendo sido traduzidas para idiomas como inglês, francês, espanhol, alemão e árabe.
Temas de Palestras
A Escrevivência de Conceição Evaristo: Escrever é um Ato Político
O que é escrevivência?
Diferença entre vivência e ficção literária
A escrita como instrumento de resistência
O papel da memória e da ancestralidade
Exemplos de escrevivência nas obras de Evaristo
Mulheres Negras na Literatura Brasileira: Invisibilidade e Protagonismo
Breve panorama histórico da mulher negra na literatura
A voz feminina negra como narrativa política
Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e outras autoras
Representação da mulher negra nas obras de Evaristo
Desafios e conquistas atuais
Literatura e Racismo Estrutural: O que a Ficção nos Ensina?
Conceito de racismo estrutural
A denúncia social na literatura afro-brasileira
Narrativas de marginalização e resistência
O papel da escola e da leitura crítica
Como a literatura pode promover transformação social?
A Literatura como Ferramenta de Educação Antirracista
Por que incluir Conceição Evaristo nas escolas?
Leitura crítica e formação cidadã
Textos literários e identidade racial
Estratégias de mediação de leitura em sala de aula
O impacto da representatividade
Identidade, Memória e Pertencimento na Obra de Conceição Evaristo
Memória como resistência cultural
Narrativas de pertencimento e exclusão
Povos afrodescendentes e construção de identidade
A intersecção entre classe, raça e gênero
A importância da oralidade
Poéticas da Dor e da Resistência: A Força do Cotidiano em "Olhos d’Água"
Análise da obra "Olhos d’Água"
O cotidiano como campo de luta e poesia
Representações da violência e da resiliência
Linguagem, forma e conteúdo nos contos
Diálogos com outras obras da autora