Kaká Werá Jekupé, é uma figura seminal na literatura indígena brasileira. Além de escritor, é ensaísta, roteirista, editor, educador, e um importante difusor da cultura indígena no Brasil e no mundo.
Kaká é conhecido por obras como A Terra dos Mil Povos, As Fabulosas Fábulas de Iauaretê, e Menino-Trovão, que ganharam grande reconhecimento, incluindo o Prêmio Cátedra Unesco-PUC Rio e o prêmio de Melhor Livro Infantojuvenil pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Esses livros são exemplos da sua habilidade em integrar a rica tradição oral indígena com a escrita, abordando temas identitários e culturais.
Desempenhou um papel crucial na promoção de saberes ancestrais por meio de processos educacionais e culturais. Sua dedicação ao fortalecimento e à difusão da cultura indígena o levou a fundar o Instituto Arapoty, que visa promove e apoia cominidades indígenas do sudeste e sul do Brasil através da difusão cultural e ações de sustentabilidade.
Como empreendedor social e educador, Kaká Werá atuou em diversos projetos ao longo de três décadas, muitos dos quais foram reconhecidos e premiados por organizações como a UNESCO e a ONU. Seu trabalho internacional também é notável, tendo realizado palestras em 16 países, incluindo Estados Unidos, França e África do Sul, sempre com foco na difusão cultural e na promoção de uma cultura de paz.
Temas de palestras:
- Cultura;
- Jornalistas;
- Motivação;
- Propósitos;
- Sustentabilidade / Meio Ambiente;
- Educação/Educadores;