Prof. Menegatti é Administrador de empresas com MBA em Gestão Empresarial. Durante 16 anos foi Diretor de uma rede de varejo. Foi presidente da Associação Catarinense de Supermercados, o 4° maior PIB do setor no Brasil.
Atuou como professor em cursos de graduação e pós-graduação nas cadeiras de administração de serviços e gestão do capital humano. Por mais de dois anos foi comentarista do programa momento profissional veiculado em mais de 100 emissoras de rádio pela Rede de Notícias ACAERT - Associação Catarinense de Rádio e Televisão.
Há 15 anos vem se dedicando exclusivamente a carreira de palestrante e tem levado às empresas, palestras personalizadas com uma combinação perfeita de conhecimento, entusiasmo e experiência prática, gerando com isso uma melhora significativa na eficácia das organizações.
Palestrante de maior conteúdo da atualidade, Prof. Menegatti já viajou o país de norte a sul com suas palestras de vendas, motivação, mudança, atendimento, inovação, e liderança para convenções, congressos, federações, feiras, universidades, associações e eventos incompany. Por onde tem passado é aplaudido de pé pelo auditório entusiasmado.
Temas de Palestras:
- Campeão de Vendas:
Essa palestra oferece uma série de ideias, métodos, estratégias e técnicas que você pode usar imediatamente para fazer mais vendas, com muito mais velocidade e precisão. Se você colocar em prática o que aprender nessa palestra, fará parte do seleto grupo dos melhores profissionais de vendas.
Tópicos abordados:
- Credibilidade: a chave mestra da carreira do vendedor
- Como aprender e usar técnicas profissionais
- Como usar objeções para fechar negócios
- Estabeleça e alcance todas as suas metas de vendas
- Gaste algum tempo observando e analisando seus clientes
- Características dos melhores vendedores
- As decisões de comprar são emocionais
- Seja profissional o tempo todo
- Vendedor de Sucesso:
Os vendedores são as pessoas mais importantes em qualquer negócio. Sem vendas as maiores e mais sofisticadas empresas fecham. Como profissional de vendas, você é uma alavanca, um motor que gera riqueza em todos os setores da sociedade. Mas, o que vemos em todas as empresas é que os 20% melhores vendedores ganham 80% de todo faturamento das vendas. O objetivo dessa palestra é tornar você um desses vendedores mais bem pagos.
Tópicos abordados:
- Ofereça soluções para resolver o problema do cliente
- Não negocie antes do tempo certo
- Como criar reserva mental em vendas
- Todo mundo é vendedor e tudo é vendável
- Pontos chaves para o sucesso em vendas
- A maioria dos vendedores desiste cedo demais
- Use a necessidade do cliente como argumento de venda
- Motivação de Equipes:
Um dos maiores desafios das organizações é manter sua equipe motivada! Por quê? Porque pessoas motivadas pensam com mais clareza, focalizam mais o seu intelecto nos projetos que estão desenvolvendo e o resultado é uma maior criatividade e assertividade. As empresas que investem constantemente na melhoria do ambiente de trabalho, permite que seus colaboradores se tornem mais propensos a atingirem as metas estabelecidas.
Tópicos abordados:
- Descubra os dois desejos que determinam o comportamento
- A motivação é temporária ou permanente?
- Motive sua equipe, reconheça seus feitos e recompense pelo trabalho
- Descubra o que lhe desperta e estimula a seguir em frente
- O reconhecimento é tão motivador quanto o dinheiro
- Pessoas motivadas garantem maior resultado para as empresas
- Superação e Motivação:
Quantos compromissos você assumiu ao longo da vida e que acabaram sendo abandonados por estar diante de situações difíceis. É próprio da vida apresentar obstáculos, exigindo grande esforço de sua parte para superá-los. Esteja comprometido com seus objetivos, não importando a quantidade, nem a dimensão dos problemas que vierem à sua frente. Vá em frente! Você fará a diferença em todo o lugar que estiver!
Tópicos abordados:
- Como trabalhar sob pressão
- Arrisque fazer o inusitado
- Incentivo como fator de motivação
- O que você faz no presente determina seu futuro
- A coragem sustenta todas as outras qualidades
- Compreenda o poder das metas
- O Líder Influenciador:
Uma pesquisa tinha por objetivo mostrar o que faz homens e mulheres se tornarem líderes. O resultado apontou que 10% são líderes natos, 05% por consequência de crises dentro das organizações e 85% por influência de outros líderes. De cada cinco líderes, existentes hoje nas empresas, quatro chegaram à liderança por influência de líderes experientes sobre eles. Ou seja, para crescer, você terá que liderar pessoas, para multiplicar você terá que desenvolver líderes.
Tópicos abordados:
- Como você está construindo sua equipe?
- Só um líder pode treinar outro líder
- Um líder não se forma da noite para o dia
- Entendendo os Níveis de Influência ou de Liderança
- Quando o caráter do líder é mais importante que sua competência
- As pessoas ensinam o que sabem, mas reproduzem o que são
- Não há limites para o sucesso, quando não limitamos as pessoas
- Liderança Visionária:
Nos dias de hoje, num mundo cada vez mais competitivo, os imitadores ou os seguidores de caminhos já percorridos, cada vez mais, vão perdendo lugar e estão sendo substituídos por pessoas que tem a capacidade de ver além daquilo que seus olhos podem enxergar, tem uma visão do futuro antes mesmo de ele existir, abandonam as crenças tradicionais, ousam, constroem, criam oportunidades;
Tópicos abordados:
- O que é importante saber sobre VISÃO
- Olhos que enxergam são comuns, olhos que discernem são raros
- Para se encontrar uma oportunidade você deve olhar o presente e projetá-lo no futuro
- As empresas precisam de visionários: nos negócios, que destruam tradições e descubram novos caminhos
- Tenha uma visão para onde o cliente está indo e chegue lá primeiro
- A visão é ver o futuro antes de ele existir
- Ética é o Melhor Negócio:
Tópicos abordados:
- Afinal, ética faz a diferença?
- O papel dos valores na vida corporativa
- Ganhe vantagem competitiva fazendo o que é certo
- Nem sempre as pessoas agem com a integridade que exigem dos outros
- Por que as pessoas valorizam mais o talento do que caráter?
- Viver de forma ética nem sempre é fácil
- O que aconteceu com o caráter na liderança?
- Restaurando o caráter após a falha
- Excedendo as Expectativas do Cliente:
Quer tornar sua empresa mais lucrativa? Quer ser um prestador de serviços extraordinário e encantar seus clientes com um atendimento que exceda às suas expectativas? Tenha um time de colaboradores que transformem os serviços da sua empresa numa verdadeira chave para o sucesso.
Tópicos abordados:
- 85% do sucesso da sua empresa dependem das pessoas
- Produtos vêm e vão. O relacionamento é o que agrega valor
- Líderes da rapidez. Algumas empresas estão ganhando mercado com essa estratégia
- Encante seu cliente antes que o seu concorrente o faça
- O cliente de hoje é mais consciente do valor. Então venda valor, não venda preço
- Como conquistar, manter e aumentar a fidelidade dos clientes
- Orientação para o atendimento ao cliente: seja motivado em servir com excelência
- Atendimento Gera Vendas:
As projeções para o final dessa década são de que o mercado consumidor brasileiro irá quase dobrar de tamanho e por isso, seremos o quinto maior mercado de consumo do planeta. Essas informações indicam o salto que o Brasil dará e para aproveitarmos as oportunidades que virão, teremos que treinar nossas equipes para prestarem um excelente atendimento ao cliente, capaz de gerar vendas e trazer lucros jamais vistos antes em nossas organizações.
Tópicos abordados:
- Você precisa entender que quando compram, homens e mulheres são diferentes
- Quanto mais tempo o cliente estiver dentro da loja, mais ele comprará
- O que fazer quando o cliente está esperando?
- Cuide bem do NÃO CLIENTE, para que ele não importune o seu cliente
- Melhorando as condições de VISIBILIDADE na sua loja
- NÃO OFEREÇA muitas opções ao cliente
- Respeite a opinião do seu cliente
- Dê atenção aos pequenos detalhes
- Empreendido para o Futuro:
Nessa palestra o Prof. Menegatti fala de como o empreendedor deve criar e desenvolver novas oportunidades de negócio.
Tópicos abordados:
- Ousadia e coragem: o empreendedor arrisca fazer o inusitado
- Iniciativa: nunca espera que as coisas aconteçam, mas faz acontecer
- Visão Empreendedora: encontra uma oportunidade no presente, projetando-a no futuro
- Capacidade de Definir ALVOS: o empreendedor precisa definir aonde deseja chegar e o que quer conquistar
- Ser flexível às mudanças para que possa moldar seu comportamento
- Inovação Como Estratégia de Sucesso:
Analise o que aconteceu na última década para concluir que a maioria das recentes riquezas foi conquistada por estreantes no setor ou por empresas jovens que criaram novos produtos e serviços, atraindo a atenção dos consumidores e despertando seu desejo de compra. A única conclusão a que se pode chegar é que a inovação cria novas riquezas!
Tópicos abordados:
- Diferença entre Criatividade e inovação
- Não basta ser criativo é preciso ser inovador
- Características do profissional inovador
- Quais os mitos da inovação?
- Ao contrário do que muita gente imagina, ter e implementar ideias não significa que você deva ser um inventor genial
- Um grande erro é achar que a inovação refere-se apenas a produtos, quando ela pode ocorrer de muitas outras formas
- Não há nada mais errado que relacionar inovação a grandes ideias
- Inovação não é apenas tecnologia. Ela se faz com pessoas
- Criatividade Inovadora:
É preciso observar que o tempo entre o lançamento e a aposentadoria de um produto está ficando cada vez menor. A criatividade deverá ser em pouquíssimo tempo, uma das qualidades indispensáveis dos profissionais e das empresas que não quiserem fazer parte da história contada nos bancos escolares.
O objetivo desta palestra é mostrar algumas fontes de inspiração para tornar você uma pessoa extremamente criativa na solução de problemas e desafios aparentemente impossíveis de resolver.
Tópicos abordados:
- Quais as fontes de inspiração para criatividade?
- Faça exercícios que estimulam a sua mente
- Tipos de criatividade: criação, combinação, mudança
- Para produzir resultados, você precisa ter atitudes criativas
- Para desenvolver a criatividade, você precisa desenvolver a PERSISTÊNCIA
- Tolerar erros é uma prática comum nas empresas criativas
- Exemplos de empresas mundialmente conhecidas por sua criatividade
- Os Desafios da Mudança:
Por que fazemos sempre a mesma coisa? Por que repetimos coisas erradas o tempo todo? Por que fazemos coisas que podem ser negativas nas nossas vidas? Por que muitas vezes queremos crescer e as nossas atitudes nos fazem regredir? Por que temos dificuldade em determinar o nosso comportamento em benefício próprio? Desafiar novos caminhos requer muito esforço, mas acomodar-se nas velhas atitudes é fatal nos dias de hoje. Se você quer ter destaque na sua vida profissional ou se você deseja alçar voos mais altos dentro da sua empresa é importante mudar. Sempre!
Tópicos abordados:
- Você tem que ter um motivo que o leve a agir
- A mudança ocorre pelo desejo de ganhar ou pelo medo de perder
- Criando um sistema de crença comprometido com o sucesso
- Você não pode mudar a sua vida sem mudar o que está dentro de você
- Quando você pensa grande as coisas começam a acontecer
- A importância de ter uma atitude entusiasta
- Como Lidar com Conflitos no Ambiente de Trabalho:
Se você passa a maior parte do tempo no trabalho, que tal investir num ambiente produtivo e harmonioso?
As empresas estão com muita dificuldade de comunicação, convivência, trabalho em equipe e insubordinação dos funcionários. O resultado disso é que 87% das demissões são geradas por deficiência em relações interpessoais e não por incapacidade técnica. Para se ter uma ideia, da maioria dos colaboradores que são mandados embora, apenas 20% assumem que tiveram dificuldades pessoais, outros 80% descarregam a culpa nos colegas e na empresa.
Tópicos abordados:
- Por que está acontecendo tantas desavenças no mundo empresarial?
- Diversidade de gerações em um só ambiente de trabalho
- Quais os efeitos dos conflitos nos relacionamentos?
- Mecanismos defensivos para lidar com conflitos
- Conflitos são necessários para que não haja estagnação
- Técnicas de Administração de Conflitos