Fernando Ariel, um ex-tenista profissional brasileiro e que atualmente trabalha como comentarista. É considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos dez maiores tenistas brasileiros da Era Aberta.
Começou cedo no tênis, e em 1990, quando decidiu tornar-se profissional, teve que escolher qual país iria defender: Brasil ou Argentina. Optou pela nacionalidade brasileira.
Durante sua carreira, conquistou três títulos de nível ATP em simples e sete títulos em duplas, a maioria ao lado do seu compatriota Gustavo Kuerten.
Chegou as semifinais do Torneio de Roland-Garros, em 1999, o que levou a ser N° 25 do ranking da ATP. Conquistou a medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2003.
Meligeni ganhou fama e reconhecimento vencendo tenistas consagrados como Pete Sampras, David Nalbandián, Carlos Moyá, Andy Roddick, entre outros. Após encerrar a carreira, Fininho foi presença marcante em todos os eventos relacionados ao tênis brasileiro. Graças ao seu carisma, ele conquistou fãs dentro e fora das quadras. Atualmente é comentarista de tênis dos canais ESPN.
Fernando Meligeni, o Fininho, é um dos maiores nomes da história do tênis brasileiro. Ele nasceu na Argentina, mas se mudou com sua família para São Paulo quando tinha quatro anos.
Em 1996, um ano de glórias. Ganhou seu segundo titulo de torneios da ATP em Pinehusrt, nos Estados Unidos, derrotando Patrick Rafter e vencendo na final o sueco Mats Wilander.
Representou o Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (vaga conseguida depois de uma disputa burocrática que o forçou a pagar a própria viagem para os Estados Unidos), e alcançou a semifinal, onde foi derrotado pelo catalão Sergi Bruguera.
Na disputa pela medalha de bronze, perdeu de virada para o indiano Leander Paes. Com o 4o lugar em Atlanta, Meligeni alcança a melhor posição de um tenista brasileiro na história das olimpíadas.
Em 1997, um ano prodigioso nas duplas, onde alcançou seu melhor ranqueamento de duplas (34° posição em 3 de Novembro). Foi campeão do ATP Tour de Estoril (Portugal), do ATP Tour de Bolonha (Itália), do ATP Tour de Stuttgart (Alemanha), do ATP Tour de Bogotá (Colômbia), e do Challenger de Salinas (Equador).
Nos torneios de simples, foi finalista do Challenger de Prostejov (República Tcheca), e semifinalista do ATP Tour da Cidade do México. Um outro momento de brilho do ano foi quando derrotou, em Atlanta, o então vice-líder do circuito Michael Chang, batendo-o de virada por 2/6, 6/3 e 6/4.
Em 1998, conquistou o título do challenger de São Paulo. Na Republica Checa, no torneio de Praga, ganhou seu ultimo titulo da ATP, vencendo na final o então número seis do mundo Yevgeny Kafelnikov. Nas duplas, venceu o ATP Tour de Gstaad.
Em 1999, Meligeni teve sua melhor performance. Após bater Sampras no saibro de Roma, chegou a semifinal do Roland Garros, o que lhe fez alcançar a 25ª na posição do ranking mundial.
Para isso, ele teve de vencer os cabeças de chave número três Patrick Rafter, número 14 Felix Mantilla, e número seis Alex Corretja, mas perdeu nas semi finais para o ucraniano Andrei Medvedev, que havia vencido Gustavo Kuerten na rodada anterior.
Em 2000, venceu Karol Ku?era num jogo épico, e ajudou o Brasil a avançar às semifinais da Copa Davis.
Em 2001, ficou com o vice do Brasil Open e terminou a temporada em 71º lugar. Conseguiu também sua primeira vitória na grama de Wimbledon.
Meligeni se aposentou do tênis profissional em 2003, vencendo sua ultima partida - a final do torneio de tenis dos jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003 - contra o chileno Marcelo Rios em três sets, onde conseguiu reverter uma grande desvantagem de pontos no tie-break
Meligeni aposentou-se como sendo um dos cinco jogadores em atividade a fechar dez temporadas seguidas entre os top 100.
Em 2003, foi o idealizador da Copa Fino de Tenis, para atletas amadores.
Em 2005, Meligeni foi nomeado capitão do time brasileiro da Copa Davis.
Em 2008 escreveu o livro "Aqui Tem! Histórias e Memórias de Fernando Meligeni".
Em 2010, foi incluído na calçada da fama do Maracanãzinho. Neste mesmo ano conquistou o torneio para veteranos Banco Cruzeiro do Sul Rio Champions, vencendo na final Mark Philippoussis por 2 a 1.
Em 2012, começou a atuar como comentarista na emissora ESPN Brasil, da qual saiu em 06 de dezembro de 2018.
Tipos de Trabalhos Presenciais e Online:
- Cases de Sucesso
- Esportes
- Mestre de Cerimônias
- Presença Vip
- Superação de Desafios / Mudanças
- Liderança
- Trabalho em Equipe
- Motivação