São Paulo/SP
HomeRepórter e apresentadora, tornou-se conhecida por ter feito a previsão do tempo no Jornal Nacional, da Rede Globo. Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, trabalhou na área por dois anos e meio, atuando como procuradora do Ministério Público Federal. Rosana ficou na RedeTV de 2017 a 2019 apresentando o programa Tricotando e alguns telejornais da emissora.
Repórter e apresentadora, tornou-se conhecida por ter feito a previsão do tempo no Jornal Nacional, da Rede Globo.
Apresentou o Super Domingo do canal National Geographic e os programas Tempo Bom, Mundo Melhor e Conversa com Jatobá na rádio Globo.
Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, trabalhou na área por dois anos e meio, atuando como procuradora do Ministério Público Federal.
Em 1995, quando cursava Jornalismo, também na Ufba, fez um trabalho acadêmico entrevistando profissionais que trabalhavam na TV Bandeirantes local. Gostaram tanto dela, que acabou sendo contratada em 1996.
A paixão pelas reportagens definiu o rumo da sua vida como jornalista. Pediu exoneração do cargo público e, três anos depois, em 1999, foi convidada para trabalhar na Band em São Paulo , como repórter dos programas Dia a Dia News, Dia a Dia Revista e Jornal da Band. O Direito, no entanto, lhe ensinou o gosto pela leitura e a facilidade para a escrita.
Em 2000, foi para a TV Globo, onde fez reportagens, especialmente na editoria de Economia, para o Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo.
Apresentou o Globo Rural e foi também apresentadora suplente do Bom Dia Brasil. Esteve também na previsão do tempo para o Jornal Nacional e SPTV - 2ª edição e era cobrada nas ruas pelas previsões que difundia.
Fez parte também do grupo de jornalistas que se revezavam na bancada do Jornal Hoje aos sábados e feriados. No período, cursou Teatro na Oficina de Atores de Nilton Travesso.
O trabalho com Meteorologia a fez se interessar por questões de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Após assistir a uma palestra com o ex-vice-presidente americano Al Gore, resolveu fazer mestrado na Universidade de São Paulo (USP/SP) em Gestão e Tecnologias Ambientais e passou a escrever crônicas sobre o assuntos em seu blog, que ficou no ar de 2010 a 2012 no Portal G1.
Deixou o canal em março de 2012 em busca de novos desafios. Em maio de 2012 começou na rádio Globo com o boletim Tempo Bom, Mundo Melhor, em que traz dicas sobre preservação ambiental no cotidiano. Em fevereiro de 2013, estreou no canal National Geographic, da Fox, comandando o programa Super Domingo.
Rosana ficou na RedeTV de 2017 a 2019 apresentando o programa Tricotando e alguns telejornais da emissora.
CBN Sustentabilidade é programa que aborda os principais assuntos sobre ESG (Enviroment, Social e Governance, na sigla em inglês). A atração acontece aos domingos, sob o comando de Rosana Jatobá, que tem anos de experiência na cobertura de meio ambiente e sustentabilidade.
O programa tem entrevistas com grandes nomes da área para discutir políticas de empresas sobre questões ambientais, sociais e de governança. Às segundas e quintas-feiras, após a edição das 13h do Repórter CBN, Rosana comentará as principais notícias de corporações que se comprometem com essas mudanças.
Temas de Palestras:
- Como o sistema ESG molda o mundo corporativo;
- Cobertura jornalística do assunto;
- O que a imprensa espera da fala de uma executiva ou de um executivo de uma empresa que se propõe a adotar o ESG;
- Alcance do termo ESG nos principais veículos de imprensa e no setor empresarial;
- Significado da sigla;
- Origem do termo ESG;
- Lógica do capitalismo dos stakeholders;
- Indicadores da agenda ESG;
- Relação com os ODS, objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU;
- Exemplos concretos de empresas engajadas na agenda ESG;
- Greenwashing;
- Greenhushing;
- Protagonismo do Mercado de capitais como propulsor da agenda;
- ESG na pandemia;
- Papel das gerações Z e Milenials;
- Risco climático X Risco de investimento;
- Financiamento climático;
- Mercado de carbono global;
- Tamanho mercado ESG;
- A evolução do ESG no Brasil;
- Práticas que estão mobilizando as empresas (Agricultura regenerativa, circularidade, bioeconomia);
- Pilar da diversidade e inclusão nas empresas;
- Como saber se a empresa adota mesmo a agenda ESG?;
- Padronização da divulgação dos dados;