George Vidor

Rio de Janeiro/RJ


George Vidor

Jornalista especializado em Economia, é comentarista do seção Conta Corrente, do Jornal da Globo News. No jornal O Globo é colunista, editorialista, além de assinar o Globo a Mais, em tablets.




Jornalista especializado em Economia, é comentarista do seção Conta Corrente, do Jornal da Globo News. No jornal O Globo é colunista, editorialista, além de assinar o Globo a Mais, em tablets.

George Vidor formou-se em Economia em 1976.

Começou no Jornalismo aos 16 anos, estagiando no jornal Correio da Manhã (RJ). Conquistou o trabalho por ter vencido um concurso do tradicional Colégio Pedro II, onde estudou. Aos 17 anos, passou a trabalhar na sucursal carioca do jornal Tribuna da Bahia (BA) e no Boletim Cambial (RJ). Na mesma época, começou a escrever também para a Gazeta Mercantil (SP).

A sua trajetória em O Globo começou em 1972. Quatro anos depois, passou a escrever, junto com Luiz Alberto Bettencourt, a coluna Panorama Econômico.

Em 1979, tornou-se subeditor de Economia. Em 1982, foi responsável por criar a primeira página de Informática de O Globo, além da página de Indicadores Financeiros e a coluna Marcas e Patentes.

No ano seguinte, transferiu-se para o Jornal do Brasil. Trabalhou também na revista Veja e novamente na Gazeta Mercantil. Em 1986, voltou para O Globo, assumindo a função de editor de Economia. No ano seguinte, voltou a escrever a coluna Panorama Econômico.

A partir de 1995, passou a assinar a coluna de Economia que leva o seu nome.

Após rápidas passagens pelas TVs Bandeirantes e Educativa, entrou para o time de comentaristas do canal pago Globo News. Participa da seção Conta Corrente, no Jornal da Globonews.

Em agosto de 2013 O Globo colocou no ar o acervo dos fatos noticiados pelo jornal desde sua fundação, em 1925. Do conteúdo de quase dois milhões de páginas, a seção Rio de histórias os comentários de 1930, são assinados por George Vidor, as demais décadas são assinadas por outros colunistas do jornal.

Media Training

Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:

Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.

Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.

BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.

BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.


Temas da Palestras:

- Economia - Cenário Nacional e Internacional
- Finanças
- Negócios

Tipos de Trabalhos:

- Moderador de Debates
- Media Training

AT 01-20
Mande-nos uma Mensagem