Guto Abranches

Rio de Janeiro/RJ


Guto Abranches

Âncora do programa Conta Corrente 2ª edição, apresentado pela GloboNews, passou pelas emissoras CNT e Cultura, além do jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja.




Vídeos



Âncora do programa Conta Corrente 2ª edição, apresentado pela GloboNews, passou pelas emissoras CNT e Cultura, além do jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja.

Se formou em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1986.

Começou a carreira em 1983, em seu primeiro ano de faculdade. Na época, fazia reportagens para a Sigla, agência de fotojornalismo ligada à Gamma Francesa. Um ano depois, estava no Anhangabaú presenciando e cobrindo a manifestação popular para as eleições diretas.

Foi ainda repórter da Folha de S.Paulo e da revista Veja. Dentre as principais coberturas antes dos anos 90 estão a conquista e morte de Tancredo Neves e a luta Collor x Lula.

Em 1990/91, passou a trabalhar em tevê, começando pela TV Cultura, em São Paulo. Lá ficou seis anos, fazendo reportagens para os principais telejornais e programas, inclusive uma ponta no premiado infantil Mundo da Lua, no papel de repórter.

Entre as matérias dele estão, Pedro e Thereza Collor, impeachment de Fernando Collor, o massacre no Presídio do Carandiru, planos econômicos, o Real, e as mortes de Jânio Quadros, Ulysses Guimarães e Ayrton Senna. Em 1996, fez parte do telejornal dirigido por Ricardo Kotscho na CNT.

Está na TV Globo desde agosto de 1996. Inicialmente trabalhou nos telejornais da tevê em São Paulo, fazendo matérias para o SPTV, Jornal Hoje, Jornal da Globo etc., isso até a abertura do canal GloboNews, para a qual foi contratado.

Ancorou e editou, por seis anos, o bloco de São Paulo do Jornal das Dez, quando foi convidado a dirigir e apresentar o Conta Corrente, telejornal diário de economia da GloboNews. Segundo o portal da Rede Globo, apesar do teste vocacional dele ter dado Biologia, ele foi estudar Engenharia e acabou jornalista.

Três meses depois, foi convidado por Alice Maria para integrar o primeiro canal de jornalismo 24 horas do Brasil, a Globo News. Ali conheceu a jornalista Flavia Rua, com a qual se casou.

Desde o início de 2002 é o editor-chefe e apresentador do programa Conta Corrente 2°. edição, da Globo News, no Rio de Janeiro, RJ. 

Media Training

Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:

Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.

Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.

BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.

BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.


Temas das Palestras:

- Economia cenário nacional e internacional
- Moderação de Debates
- Mestre de Cerimônias
- Media Training

AT 01-20
Mande-nos uma Mensagem