Jorge Arbache é um executivo sênior altamente talentoso, com mais de 30 anos de experiência distinta, apresentando um excelente histórico internacional na formulação de políticas econômicas, financiamento do desenvolvimento e projetos e finanças corporativas. Esta riqueza de conhecimentos especializados foi aperfeiçoada através de funções proeminentes nas principais instituições financeiras internacionais e a níveis ministeriais de governo.
Especializando-se nas economias latino-americanas, subsaarianas e chinesas, enfrentei habilmente desafios económicos, supervisionando a gestão de crises e liderando esforços de recuperação bem-sucedidos. Sua liderança se estende ao gerenciamento eficiente de grandes equipes em ambientes de trabalho cultural e profissionalmente diversos, especialmente em organizações de alto desempenho que exigem excelência.
A sua abordagem é marcada por uma mentalidade pragmática, integrando perfeitamente o conhecimento académico e métodos científicos rigorosos com um foco orientado para os resultados na política económica, nas operações dos bancos de desenvolvimento e na dinâmica do mercado. Nomeadamente, a sua experiência substancial na gestão de crises económicas contribui para um historial comprovado de sucesso.
Reconhecidp por uma visão estratégica, Jorge possui a capacidade de harmonizar temas políticos e geopolíticos com questões económicas e posicionamento de mercado – uma habilidade crítica para guiar organizações e empresas através de cenários nacionais e internacionais cada vez mais turbulentos e incertos. Além disso, possui uma extensa rede de contatos e colaboradores internacionais nas esferas governamental, corporativa, financeira e acadêmica.
Temas de Palestras:
O que é Powershoring e por que esta estratégia empresarial é tão importante para o Brasil?
O Powershoring é uma estratégia corporativa de atração de investimentos internacionais intensivos em energia e que precisam descarbonizar as suas operações e as suas cadeias de produção (escopos 1, 2 e 3). Países como o Brasil, que têm uma matriz elétrica praticamente renovável, estão muito bem-posicionados para atrair e receber aqueles investimentos. De fato, muitas operações já estão em curso no Brasil em áreas como biocombustíveis, fertilizantes verdes, aço verde, química verde, hidrogênio verde, dentre tantos outros. Os impactos sociais e ambientais do Powershoring são imensos, pois trata- se de negócios de grande porte e com muita agregação de valor. O Powershoring é um instrumento fundamental para ajudar a acelerar a descarbonização do Brasil e do mundo e para atacar a insegurança energética. No mundo, o Brasil é o mais bem- situado país para o Powershoring.
A palestra cobre os seguintes pontos:
1. O que é powershoring?
2. Por que o Powershoring é importante para o Brasil?
3. Por que o Powershoring vem atraindo tanta atenção do mundo?
4. Como o Powershoring pode impactar o meu setor?
5. O que já está passando no âmbito do Powershoring?
6. Como eu posso me beneficiar do powershoring?
7. Quais são os desafios do Powershoring?
8. O que se pode fazer para acelerar e escalar o Powershoring no Brasil?
9. Quais políticas públicas apoiam o Powershoring?
10. Fontes de financiamento do Powershoring?
Perspectivas econômicas e internacionais para 2025 e implicações para o Brasil:
A economia mundial está passando por profundas mudanças. São muitas as fontes de mudanças. A primeira e possivelmente a mais importante são as mudanças climáticas, que estão afetando os mercados, os preços dos ativos, a identificação e mensuração de riscos e até os custos. A segunda é a geopolítica, que se tornou um dos principais fatores a influenciar os negócios, incluindo a geografia dos investimentos, cadeias de suprimentos e fechamento e execução de contratos e parcerias. E, terceiro, as mudanças tecnológicas, incluindo a economia digital e a inteligência artificial, que também estão alterando a forma como as empresas operam e fazem negócios e até trazendo novos riscos para as operações e para a rentabilidade. Além disto, as recentes eleições nos Estados Unidos também deverão ter grandes repercussões econômicas. No Brasil, o governo vem implementando uma agenda de reformas importantes, como a tributária, de biocombustíveis, fertilizantes, hidrogênio verde, neoindustrialização, dentre outras, mas muitas delas enfrentam desafios. Além disto, as finanças públicas também enfrentam desafios importantes com repercussões nas taxas de juros e na produtividade, dentre outros. Para as empresas, todo esse quadro é desafiador. Mas, por outro lado, o Brasil está muito bem-posicionado para se beneficiar em nível global da sua geografia – matriz elétrica verde, amplas reservas de minerais estratégicos da transição, biodiversidade única, mercado de carbono, água, terras férteis, dentre outros, que posicionam o país como ator fundamental das agendas globais de descarbonização e segurança energética e alimentar. O powershoring é a expressão mais visível dessas imensas vantagens comparativas e competitivas. A palestra poderá ser adequada para atender a setores e/ou regiões específicas.
A palestra avalia os seguintes pontos:
1. Grandes temas econômicos, políticos e geopolíticos internacionais de 2025 que requerem atenção das empresas
2. Exposição do Brasil aos grandes temas internacionais
3. Principais desafios de política econômica em 2025
4. Principais desafios econômicos para as empresas em 2025
5. Por que esses temas são importantes para setores específicos (por definir)?
6. Como mitigar os riscos?
7. Oportunidades e como setores específicos podem se beneficiar do contexto acima
Outros temas de Palestras:
- Economia internacional e globalização;
- Crise econômica internacional;
- Economia brasileira e economia pós-crise;
- Governança, corrupção e setor privado;
- Mercado de trabalho e a economia brasileira;
- Mudanças demográficas, previdência social e a economia brasileira;
- Economia Africana;
- Objetivos do Milênio e desenvolvimento econômico;