Adalberto Piotto formou-se em jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba e possui especialização em Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE-USP). Na Inglaterra, foi aluno do St. Giles College de Londres e da Leeds Metropolitan University, no norte da Inglaterra.

A carreira de Adalberto Piotto iniciou-se em emissoras de televisão do interior paulista, afiliadas a redes nacionais como o SBT e a TV Brasil. No final dos anos 90, mudou-se para São Paulo, onde passou a trabalhar como repórter da Rádio CBN. Em 1999 se tornou âncora da mesma rádio. Inicialmente no programa Sintonia CBN, e depois, durante mais de dez anos, no CBN Total. Piotto desligou-se da CBN em 2011. No ano seguinte produziu e dirigiu o documentário Orgulho de ser Brasileiro, lançado em 2013.

Em 2014 segue na Piotto Produções dedicando-se à divulgação e distribuição de seu filme no Brasil e no exterior, e a criação de roteiros de ficção e documentários para novos projetos em cinema, televisão e rádio. Em junho de 2014 o filme teve uma exibição inédita para um filme brasileiro no King's College, em Londres/UK. Ainda em junho voltou a trabalhar em Rádio, desta vez como âncora do Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan de São Paulo deixando a emissora em dezembro do mesmo ano.

Foi contratado pela TV Brasil, em 2017 , para apresentar o programa Cenário Econômico. Onde trabalhou até o ano de 2020 deixando a emissora em março. Ainda em março Piotto lançou seu projeto Gabinete em Crise, série dividida em capítulos com comentários sobre a realidade econômica brasileira. A apresentação e produção são dele mesmo. 

No ano de 2021, estreou na TV Jovem Pan News. Em seu retorno ao grupo de comunicação, ele assume o programa ‘Entrelinhas’, focado em debates de temas polêmicos e atuais. Onde atualmente trabalha como editor-chefe e comanda o programa Prós e Contras.

Media Training

Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:

Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.

Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.

BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.

BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.

Temas de Palestras:

- Econômia Cenário Nacional e Internacional;
- Jornalistas;
- Politica - Jornalistas;
- Moderador de Debates;
- Media Training;
- Responsabilidade Social;
- Radialistas;
- Apresentadores;
- Telecomunicação;
- Gestão de Projetos;
- Carreira;
- Lives;

AT 04-23
Mande-nos uma Mensagem