Ricardo Young Silva é um empresário, professor e palestrante nos Temas Cidades Sustentáveis, Política e Complexidade, Liderança, Responsabilidade Empresarial e Economia Colaborativa. Articulador de Parcerias Públicos Privadas (PPPs), tecnologias sociais e gestão inovadora. Foi vereador na cidade de São Paulo de 2013 a 2016.
Fundou a "Casa Amarela", espaço de arte, cultura, sociedade e meio ambiente que reúne o Museu Xingu, Ponto Solidário e diversas atividades de discussão, reflexão e difusão de temas relacionados à economia criativa e sustentabilidade.
Em 2010, foi candidato a Senador por São Paulo e obteve mais de 4 milhões de votos, tornando-se uma das mais importantes lideranças empresariais e políticas na defesa da sustentabilidade e da justiça social. ele fundou e presidiu a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade e criou as Segundas Paulistanas como canal de comunicação permanente com a população.
Carreira Profissional:
Young foi presidente do Instituto Ethos e da ABF - Associação Brasileira de Franchising.
Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas.
É pós-graduado em administração de empresas pelo PDG/EXEC hoje IBMEC, um dos mais importantes grupos empresariais de educação do país, e também integrou o PNBE - Pensamento Nacional de Bases Empresariais, onde foi o primeiro coordenador em gestões alternadas tendo contribuído para o projeto de adoção de escolas públicas por parte de empresas e a criação do instituto PNBE que desenvolveu o projeto minha rua minha casa para moradores de rua.
À frente do Instituto Ethos, fundou a Uniethos, sua divisão educacional, e projetou a entidade com importantes participações em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, O Global Report Iniciative e ISO 26000, Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Foi integrante do grupo de empresários que iniciou no Brasil a disseminação do conceito da responsabilidade social empresarial com uma nova dimensão de negócios.
Enquanto presidia do Instituto Ethos foi também o iniciador do Pacto de Integridade de Combate à Corrupção, numa iniciativa de uma articulação de entidades da sociedade civil, entre eles, Transparência Internacional e empresários que constitui um novo marco na luta contra a corrupção.
Pioneiro na luta pela sustentabilidade, foi um dos disseminadores da Carta da Terra no Brasil e um dos signatários do Manifesto "Brasil com S" que deu início ao projeto que resultou na candidatura de Marina Silva à presidência da República. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável.
Durante sua trajetória, aprimorou-se continuamente, com destaque para pós-graduação em administração pela, hoje Ínsper, Filosofia da Educação pela PUC/SP, Liderança Sistêmica, Teoria U do MIT nos Estados Unidos, Programa Política e Complexidade, do Schumacher College da Inglaterra e The Global Wellbeing Lab 2.0, Transforming Society and Economy, também do MIT. Aplicou seus conhecimentos na revisão da versão brasileira da Carta da Terra em 2009, documento mundial que formula as bases éticas para uma nova interação humana no planeta, em equilíbrio social e ambiental. Representou o Ethos em Davos de 2004 a 2010.
Sua Experiência e discernimento estratégico de tendências nacionais e mundiais, fez com que integrasse Conselhos de empresas e organizações sociais de destaque, como: presidência do Global Compact, Kimberly-Clark, Fibria, Amata, AccountAbillity, entre outros.
Carreira Política:
Em 2010 filiado ao Partido Verde, teve sua primeira disputa político-eleitoral. Young tornou-se umas das mais importantes lideranças empresariais e políticas na defesa da sustentabilidade e da justiça social ao ser o 4° colocado na disputada por uma das 2 vagas no Senado Federal por São Paulo com 4.117.634 votos, tendo sido superado pelo então deputado federal Aloysuo Nunes.
Young acredita no resgate e na ressignificação da política como instrumento legítimo de transformação da sociedade e a serviço do cidadão, por isso estavam dentre suas propostas como postulante ao Senado um novo conceito de governança para a gestão das cidades baseado na qualdiade e eficiência doos serviços públicos com ética, transparência e produtividade bem como uma cidade mais humana, generosa, acolhedora e sustentável.
Em 2012, lançou-se candidato a verador da cidade de São Paul pelo PPS. Com 42.098 votos, foi eleito. Atualmente está na Rede Sustentabilidade, onde colabora com a formação política de novos membros. Foi Candidato a prefeito de São Paulo em 2016 por esse partida, para possibilitar a elaboração de um Programa de Governo para a cidade de forma colaborativa por 200 especialistas das mais variadas áreas e de diferentes correntes filosóficas.
Temas de Palestras Presenciais e Online:
- Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade
- Organizações em Rede, Mudança Tecnológica e Inteligência Corporativa Distribuída
- Educação Internacional, Globalização e Cidadania Global
- Franchising como Novo Paradigma de Negócios
- O Sistema de Franchising como Agente Modernizador do Micro e Pequeno Negócio
- Learning Network Organizations and the 4th Generation in Franchise,
- Gestão Sustentável e agregação de valor
- A importância da pecuária e da agricultura na Sustentabilidade
- Cidades Sustentáveis
- Ética, Comportamento e Atitudes Sustentáveis nas organizações
- Responsabilidade Socioambiental nas Empresas
- Diálogo sobre os novos rumos da Sustentabilidade na Política