Tião Santos é um empreendedor, trabalhador, e acima de tudo, um brasileiro nato. Assim como seus pais, também trabalhou em Gramacho e viu, na liderança da mãe, um estímulo na busca de um caminho capaz de mudar a vida de milhares de catadores de material reciclável.
Um dia, trabalhando em Gramacho encontrou no lixo o livro "O príncipe", de Maquiavel, que abriu as portas para o pensamento humano e político e que o fez buscar novas leituras como Nietzsche e a se interessar por sociologia.
Sua luta pelos direitos dos catadores de material reciclável começou em 2004 quando fundou, com colegas a ACAMJG com a meta de tornar os catadores em empreendedores, e o lixo em dinheiro. Hoje, Tião preside a associação bem como a rede de cooperativas Agrega Rio.
Em 2010, a história dos catadores de Gramacho foi parar no cinema, retratada no documentário “Lixo Extraordinário”, do qual Tião Santos foi protagonista, com a participação do artista plástico Vik Muniz. O filme recebe vários prêmios. Em 2011, “Lixo Extraordinário” concorreu ao Oscar
Temas de Palestras:
- Sustentabilidade / Meio Ambiente;
- Responsabilidade Social;
- Empreendedorismo;
- Liderança;
- Cooperativismo;
- Superação de Desafios;
- Inspiração;