Administrador de empresas e pós-graduado em gestão integrada.
Atua há mais vinte anos no setor sucro energético.
Professor universitário em graduação e pós-graduação, nas áreas de comportamento organizacional, gestão corporativa, empreendedorismo, pedagogia empresarial, governança corporativa, entre outras.
Mestrado em Educação.
Ministra cursos e palestras para empresas e instituições de ensino nas áreas de planejamento estratégico, relacionamento e vendas, estresse no trabalho, desenvolvimento de equipes, pedagogia empresarial, liderança e empreendedorismo. Escreve artigos em portais de consultorias e entidades de classe.
Temas de Palestra:
As quatro dimensões da Liderança:
O apagão de líderes tem assombrado as empresas que precisam buscar a excelência em desempenho ao mesmo tempo em que tem que lidar com um quadro de funcionários cada vez mais volátil.
Tratando a liderança sob a perspectiva das quatro dimensões, os profissionais cujo cargo implique em lidar com equipes, terão uma visão clara das soluções para o alcance do alto desempenho.
Gestão Estratégica
Em tempos de mercado globalizado, a única certeza que se tem é a de que algo vai mudar. Gerir estrategicamente é estar preparado para as mudanças se antecipando a elas.
Gerir estrategicamente é eliminar do cenário o elemento surpresa.
Gestão em tempo de crise
O ideal é evitar a crise, mas e se já estivermos mergulhados nela?
Mesmo para os cenários mais turbulentos, sempre há luz no fim do túnel.
É possível sairmos de uma crise, mais fortalecidos do que quando entramos.
Estresse no trabalho
Conhecido como “mal do século”, o estresse e os fatores estressores compõe uma preocupação tanto para a empresa como para as pessoas que nela trabalham.
Com uma abordagem direta e bem humorada, apresentamos o estresse de maneira simples e mostramos como lidar com os fatores estressores, tornando fácil a forma de combatê-los.
Tudo depende só de você
Nossa felicidade e nosso sucesso só dependem de nós mesmo.
Tudo o que necessitamos para trilhar um caminho de realizações está em nossa mente, basta apenas que saibamos encontrar e utilizar esses poderosos recursos.
Em nossa mente existe a força de um exército pronto para trabalhar a nosso favor.
A psicologia das vendas
O que faz realmente o cliente comprar?
Quais são os verdadeiros impulsos que fomentam as vendas?
O vendedor do século XXI deve entender o que acontece ao seu redor.
Uma venda é mais emocional do que racional.
Se entendermos isso, o potencial de vendas aumenta e muito.
Comunicação interpessoal - Uma arma poderosa
Não podemos achar que “por favor” e “com licença” sejam palavras mágicas que, como muitos pregam, resolvem todos os problemas.
A comunicação entre as pessoas é uma dinâmica muito mais complexa, porém, muito fácil de ser utilizada. O ser humano é uma máquina que se comunica de muitas formas.
Ao combinar essas formas no momento certo e da forma adequada passamos a obter vantagens em nossa vida pessoal e profissional. Passamos a nos tornar uma referencia positiva.