Atibaia/SP
HomeDaniel de Faria Dias, é um atleta paraolímpico brasileiro e recordista mundial. Passou sua infância e adolescência na cidade de Camanducaia, em Minas Gerais. Daniel nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita, descobriu o esporte aos dezesseis anos.
Daniel de Faria Dias é o principal atleta paraolímpico da natação brasileira na atualidade. Nasceu com má formação congênita dos membros superiores e perna direita, descobriu o esporte aos dezesseis anos, tendo como grande influência a boa performance do atleta Clodoaldo Silva nas Paraolimpíadas de 2004, em Atenas.
Compete nas classes S5, SB4 e SM5 em competições paraolímpicas. Ganhou grande destaque ao se tornar o maior medalhista brasileiro dos jogos Parapanamericanos Rio-2007, com 8 medalhas de ouro em 8 provas disputadas.
Nas Paraolimpíadas de 2008, em Pequim, conquistou 9 medalhas, sendo 4 de ouro, 4 de prata e uma de bronze, tendo sido considerado o maior destaque brasileiro na competição. Em 2009, Daniel recebeu o troféu Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”, como melhor atleta Paraolímpico de 2008.
Em 2008, Daniel Dias já havia sido indicado para o mesmo prêmio. Até então, apenas três outros brasileiros haviam recebido este prêmio: Pelé (Futebol, 2000), Ronaldo Fenômeno (Futebol, 2003) e Bob Burnquist (Skateboarding, 2002)
No Campeonato Mundial de Natação, ocorrido em 2010, na Holanda, Daniel Dias conquistou 8 medalhas de ouro, sendo 7 em provas individuais (50m, 100m e 200m livre, 50m costas, 100m peito, 50m borboleta e 200m medley) e uma por equipes, no revezamento 4×50 medley, além da prata nos 4×100 livre.. No mesmo torneio bateu 5 recordes mundiais e um recorde das Américas.
Atualmente além de sua carreira de nadador ministra palestras sobre temas que o cercaram durante a sua carreira de aprendizados e muitos desafios.
Temas de Palestras:
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Motivação
- Competitividade
- Esportes - Natação
- Superação de Desafios / Mudanças